FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3725

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Formação inicial de professores, Amazônia Paraense

Resumo

A temática do estudo é a formação de professores. O objetivo é analisar o que as pesquisas revelam sobre a formação inicial de professores na Amazônia Paraense e sua conexão com as especificidades do contexto amazônico. Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa, subsidiado por pesquisa bibliográfica e tendo a dialética como elemento da análise dos dados. Contextualizou-se o objeto de estudo no tempo e espaço em que se desenvolve a formação inicial de professores na Amazônia Paraense. Utilizou-se a revisão sistemática para o processo de busca e análise das pesquisas publicadas no Repositório de Teses e Dissertações do PPGED/UFPA. Os resultados revelaram a influência de organismos multilaterais nas políticas de formação inicial de professores; a predominância de programas emergenciais como o PARFOR; e a presença de concepções teórico-metodológicas contra-hegemônicas, tendo a epistemologia da práxis como prática emancipatória da formação.

Biografia do Autor

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em andamento, em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2012); Especialização em Gestão e Políticas Ambientais pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2004); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Atualmente é servidora efetiva, na função de Pedagoga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém, atuando no Setor Pedagógico. Atua no Grupo de Pesquisa em Educação do IFPA - Campus Santarém. Tem experiência na área da educação, atuando principalmente nos temas, políticas educacionais e educação profissional.

José Moisés Nunes da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Matemática pela UFAM. Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do quadro permanente do IFRN, com atuação nos cursos técnicos integrados, subsequentes, licenciaturas, superior de tecnologias e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP). Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, se dedicando ao estudo de EJA, ensino médio integrado, financiamento da educação e formação de professores. É autor de publicações em periódicos nacionais sobre as temáticas. Tem experiência como docente da educação profissional desde 1980, além de ter exercido diversos cargos de gestão (coordenador de planejamento, diretor de administração, diretor de ensino, entre outros) na educação profissional

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

SIQUEIRA, A. O. dos S.; SILVA, J. M. N. da. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: O QUE DIZEM AS PESQUISAS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01-24, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3725. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3725. Acesso em: 21 fev. 2024.