FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: O QUE DIZEM AS PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3725Palavras-chave:
Políticas educacionais, Formação inicial de professores, Amazônia ParaenseResumo
A temática do estudo é a formação de professores. O objetivo é analisar o que as pesquisas revelam sobre a formação inicial de professores na Amazônia Paraense e sua conexão com as especificidades do contexto amazônico. Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa, subsidiado por pesquisa bibliográfica e tendo a dialética como elemento da análise dos dados. Contextualizou-se o objeto de estudo no tempo e espaço em que se desenvolve a formação inicial de professores na Amazônia Paraense. Utilizou-se a revisão sistemática para o processo de busca e análise das pesquisas publicadas no Repositório de Teses e Dissertações do PPGED/UFPA. Os resultados revelaram a influência de organismos multilaterais nas políticas de formação inicial de professores; a predominância de programas emergenciais como o PARFOR; e a presença de concepções teórico-metodológicas contra-hegemônicas, tendo a epistemologia da práxis como prática emancipatória da formação.
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