REFLETINDO VELHAS PRÁTICAS, CONSTRUINDO NOVAS CONCEPÇÕES E METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3642Palavras-chave:
História. Ensino de História. Práticas pedagógicas. Concepções de ensino e aprendizagem.Resumo
Como o próprio título sugere, este artigo objetiva refletir algumas práticas metodológicas e concepções de ensino e aprendizagem no ensino de história na educação básica. Nele buscou-se analisar o processo de renovação do ensino de história, sobretudo analisando as “concepções de história” e eventuais “novas” metodologias no ensino desta disciplina no contexto educacional ao longo do século XX e início do século XXI. Neste contexto, buscou-se ainda compreender como estes dois elementos dialogam, enquanto saberes aplicados na escola formal e se transformam em ações práticas no “Ensino de História” nas últimas décadas. A originalidade da ideia, a fundamentação do debate e, portanto, as reflexões feitas teve como matriz as leituras e críticas de diversos autores e não necessariamente pesquisadores focados no ensino de história, com destaque para Behrens (2005, 2006), Pimenta (2002, 2004), Nóvoa (1997, 2002), Grossi (1992), Freire (1977), todos estudiosos da educação e, de Burke (1992), Castelo Branco (2006), Fonseca (1997, 2003), Bittencourt (2004), Cardoso, (1997); Perrenoud (1997) e Ghiraldelli Junior (2002), entre outros, sendo estes últimos, estudiosos da História (ciência) e do Ensino de História (disciplina).
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