DESAFIOS DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3605Palavras-chave:
Inspeção Geral da Educação; Covid-19; Desafios.Resumo
O artigo tem como objetivo avaliar os desafios da Inspeção Geral de Educação no período da pandemia da Covid-19. É um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa epistemológica com o recurso à entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas durante o mês de maio de 2022, a quatro funcionários afetos à Repartição de Inspeção-Geral da Educação em Nampula-Moçambique, sendo um inspetor chefe e três técnicos da área de inspeção. Todos os participantes foram contatados e apresentados termo de consentimento livre e esclarecido com antecedência. As entrevistas tiveram a duração, em média, de 45 minutos e foram gravadas, transcritas e processadas sob a análise de conteúdo de Saldaña (2013) e Bardin (2011). Neste estudo, depreendemos que com a pandemia da Covid-19 o serviço de inspeção na educação teve de se reinventar e desviar as atenções com questões sanitárias e os inspetores passaram a divulgar e monitorar as medidas de prevenção e mitigação da Covid-19, bem como controlar o valor alocado às escolas para garantir a aquisição do material de higienização. Também passaram a verificar o cumprimento das orientações do funcionamento das escolas neste período da Covid-19. Assim, com o retorno das atividades presenciais sugere-se um trabalho redobrado para acelerar os processos suspensos durante a pandemia e o uso de meios tecnológicos nas atividades de inspeção.
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