DESAFIOS DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DA COVID-19

Autores

  • Lázaro José Escola Secundária de Namicopo
  • Manuel Marcos Aussene Escola Secundária de Napipine
  • Rosario Martinho Sunde Universidade Rovuma (UniRovuma) - Moçambique https://orcid.org/0000-0001-5906-3856

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3605

Palavras-chave:

Inspeção Geral da Educação; Covid-19; Desafios.

Resumo

O artigo tem como objetivo avaliar os desafios da Inspeção Geral de Educação no período da pandemia da Covid-19. É um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa epistemológica com o recurso à entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas durante o mês de maio de 2022, a quatro funcionários afetos à Repartição de Inspeção-Geral da Educação em Nampula-Moçambique, sendo um inspetor chefe e três técnicos da área de inspeção. Todos os participantes foram contatados e apresentados termo de consentimento livre e esclarecido com antecedência. As entrevistas tiveram a duração, em média, de 45 minutos e foram gravadas, transcritas e processadas sob a análise de conteúdo de Saldaña (2013) e Bardin (2011). Neste estudo, depreendemos que com a pandemia da Covid-19 o serviço de inspeção na educação teve de se reinventar e desviar as atenções com questões sanitárias e os inspetores passaram a divulgar e monitorar as medidas de prevenção e mitigação da Covid-19, bem como controlar o valor alocado às escolas para garantir a aquisição do material de higienização. Também passaram a verificar o cumprimento das orientações do funcionamento das escolas neste período da Covid-19. Assim, com o retorno das atividades presenciais sugere-se um trabalho redobrado para acelerar os processos suspensos durante a pandemia e o uso de meios tecnológicos nas atividades de inspeção. 

Biografia do Autor

Lázaro José, Escola Secundária de Namicopo

Mestrando do Curso de Administração e Regulação da Educação na Academia Militar Marechal Samora Machel-Nampula-Moçambique (AM), Graduado em Psicologia Escolar pela UP- Nampula, Moçambique, Bacharel em Psicologia Escolar pela UP-Nampula- Moçambique, Unirovuma. Docente em exercício na Escola Secundaria de Namicopo (ESGN), Nampula-Moçambique

Manuel Marcos Aussene, Escola Secundária de Napipine

Mestrando do curso de Administração e Regulação da Educação na Academia Militar Marechal Samora Machel-Nampula-Moçambique (AM). Graduado em Ensino de Português pela UP- Nampula, Moçambique, Bacharel em Ensino de Português pela UP- Nampula, Moçambique. Docente da Escola Secundária de Napipine

Rosario Martinho Sunde, Universidade Rovuma (UniRovuma) - Moçambique

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande  do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Mestre em Administração e Gestão Educacional, Universidade Pedagógica-Moçambiue; Graduado em Psicologia Escola, Universidade Pedagógica-Moçambiue; Bacharel em Psicologia Escolar, Universidade Pedagógica-Moçambiue. Docente da Universidade Rovuma-UniRovuma, Nampula, Moçambique

Referências

AFONSO, N. A autonomia e a avaliação do desempenho das escolas públicas. Aprender, Porto Alegre, n. 23, 1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

LUCAS, C. A intervenção da inspecção na educação. Revista Portuguesa de Pedagogia, 42-1. pp 5-26, 2008.

MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre actividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. ESPECIAL, p. 136-155, 2020. Disponível em:http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/1837/1542. Acesso em: 12 Agos. 2020.

MARTÍNEZ, A. M.; REY, F.G.; PUENTES,R. V. (org.). Epistemologia qualitativa e teoria da subjetividade [recurso eletrônico]:discussões sobre educação e saúde. EDUFU, 2019. Disponível em: http://www.edufu.ufu.br/ acesso em:13 de 2022.

MINEDH. Programa de Educação em Emergência 2020-2021.Moçambique, 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Atualização Oficial Covid-19; Informações e esclarecimentos oficiais do governo sobre a COVID-19., 20019. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&It emid=875.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. Genebra, 31/01/2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declaraemergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novocoronavirus&Itemid=812>

PORTUGAL, INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO. Plano de atividades 2006 da IGE. Lisboa: Ministério da Educação/IGE, 2006.

PORTUGAL, INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO. Plano de atividades 2004 IGE. Lisboa: Ministério da Educação/IGE, 2004.

SALDAÑA, J. The Coding Manual of Qualitative Researchers (2ª ed.). London: SAGE, 2013.

SUNDE, R.M. O enfrentamento da Covid-19 no retorno às aulas presenciais na rede escolar pública: medo e ansiedade entre alunos e professores. Revista REVISE, v. 9, fluxo contínuo: PICS/COVID, p. 208-222, 2022.

SUNDE, R.M. GIQUIRA, S.C.D.; MAURÍCIO, L. Pandemia da covid-19: impactos para o continente africano. Revista de Estudos Interdisciplinares, v.4, n.1, p. 15-38, 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

JOSÉ, Lázaro; AUSSENE, Manuel Marcos; SUNDE, Rosario Martinho. DESAFIOS DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DA COVID-19. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–14, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3605. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3605. Acesso em: 4 dez. 2024.