DESAFIOS DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DA COVID-19

Autores

  • Lázaro José Escola Secundária de Namicopo
  • Manuel Marcos Aussene Escola Secundária de Napipine
  • Rosario Martinho Sunde Universidade Rovuma (UniRovuma) - Moçambique https://orcid.org/0000-0001-5906-3856

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3605

Palavras-chave:

Inspeção Geral da Educação; Covid-19; Desafios.

Resumo

O artigo tem como objetivo avaliar os desafios da Inspeção Geral de Educação no período da pandemia da Covid-19. É um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa epistemológica com o recurso à entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas durante o mês de maio de 2022, a quatro funcionários afetos à Repartição de Inspeção-Geral da Educação em Nampula-Moçambique, sendo um inspetor chefe e três técnicos da área de inspeção. Todos os participantes foram contatados e apresentados termo de consentimento livre e esclarecido com antecedência. As entrevistas tiveram a duração, em média, de 45 minutos e foram gravadas, transcritas e processadas sob a análise de conteúdo de Saldaña (2013) e Bardin (2011). Neste estudo, depreendemos que com a pandemia da Covid-19 o serviço de inspeção na educação teve de se reinventar e desviar as atenções com questões sanitárias e os inspetores passaram a divulgar e monitorar as medidas de prevenção e mitigação da Covid-19, bem como controlar o valor alocado às escolas para garantir a aquisição do material de higienização. Também passaram a verificar o cumprimento das orientações do funcionamento das escolas neste período da Covid-19. Assim, com o retorno das atividades presenciais sugere-se um trabalho redobrado para acelerar os processos suspensos durante a pandemia e o uso de meios tecnológicos nas atividades de inspeção. 

Biografia do Autor

Lázaro José, Escola Secundária de Namicopo

Mestrando do Curso de Administração e Regulação da Educação na Academia Militar Marechal Samora Machel-Nampula-Moçambique (AM), Graduado em Psicologia Escolar pela UP- Nampula, Moçambique, Bacharel em Psicologia Escolar pela UP-Nampula- Moçambique, Unirovuma. Docente em exercício na Escola Secundaria de Namicopo (ESGN), Nampula-Moçambique

Manuel Marcos Aussene, Escola Secundária de Napipine

Mestrando do curso de Administração e Regulação da Educação na Academia Militar Marechal Samora Machel-Nampula-Moçambique (AM). Graduado em Ensino de Português pela UP- Nampula, Moçambique, Bacharel em Ensino de Português pela UP- Nampula, Moçambique. Docente da Escola Secundária de Napipine

Rosario Martinho Sunde, Universidade Rovuma (UniRovuma) - Moçambique

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande  do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Mestre em Administração e Gestão Educacional, Universidade Pedagógica-Moçambiue; Graduado em Psicologia Escola, Universidade Pedagógica-Moçambiue; Bacharel em Psicologia Escolar, Universidade Pedagógica-Moçambiue. Docente da Universidade Rovuma-UniRovuma, Nampula, Moçambique

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

JOSÉ, Lázaro; AUSSENE, Manuel Marcos; SUNDE, Rosario Martinho. DESAFIOS DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DA COVID-19. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–14, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3605. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3605. Acesso em: 5 nov. 2024.