Afetividade no processo de formação docente: dialogando com Spinoza e Wallon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.3116

Palavras-chave:

Afeto, Formação docente, Wallon e Espinoza

Resumo

O presente trabalho propõe a reflexão sobre a presença da afetividade no processo de formação docente, tomamos como referências centrais os estudos sobre as teorias que trabalham com o conceito de afeto em Spinoza e Wallon. Esse trabalho desenvolveu-se por meio da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, os sujeitos investigados foram professoras e alunas do Ensino Superior do Curso de Pedagogia da UFPI, Campus situado na cidade de Picos. A partir dos estudos e análises realizadas confirmamos que a formação de professores necessita investir na potencialidade dos afetos, para cada profissional ou futuro profissional da docência é de grande relevância ser positivamente afetado em seus construtos profissionais e pessoais.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

MOURA, Antônia Andreia da Silva Santos; MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues. Afetividade no processo de formação docente: dialogando com Spinoza e Wallon. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.3116. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3116. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos