Afetividade no processo de formação docente: dialogando com Spinoza e Wallon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.3116

Palavras-chave:

Afeto, Formação docente, Wallon e Espinoza

Resumo

O presente trabalho propõe a reflexão sobre a presença da afetividade no processo de formação docente, tomamos como referências centrais os estudos sobre as teorias que trabalham com o conceito de afeto em Spinoza e Wallon. Esse trabalho desenvolveu-se por meio da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, os sujeitos investigados foram professoras e alunas do Ensino Superior do Curso de Pedagogia da UFPI, Campus situado na cidade de Picos. A partir dos estudos e análises realizadas confirmamos que a formação de professores necessita investir na potencialidade dos afetos, para cada profissional ou futuro profissional da docência é de grande relevância ser positivamente afetado em seus construtos profissionais e pessoais.

Referências

ALFANDÉRY, H.G; JUNQUEIRA, Patrícia. Henri Wallon. Recife: Massangana, 2010.

BASTOS, A.B.B.I. Wallon e Vygotsky: psicologia e educação. São Paulo: Edição Loyola, 2014.

CODO, W. Educação, carinho e trabalho. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

DANTAS, O. M. A. N. As relações entre os saberes pedagógicos do formador na formação docente. 2007. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

FERREIRA, Amauri. Introdução à filosofia de Spinoza. Le livros, 2009.

FERREIRA, Aurino Lima; Nadja Maria Acioly. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n36/a03n36.pdf. Acesso em: 02 de Mai. de 2021. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas de psicologia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 2, dez. 2012.

LIMA, J. F. L. A reconstrução da tarefa educativa. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MAHONEY, A Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A dimensão afetiva e o processo ensino-aprendizagem. In: MAHONEY, A.; ALMEIDA, L. Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007. p. 15-24.

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação, v. 20, p. 11-30, 2005. ISSN 1414- 6975.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p.

PIMENTA, Selma G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Nuances- Vol. III- setembro de 1997.

RODRIGUES, S. A. GARMS, G.M.Z.; Relação professor-aluno e afetividade: reflexões wallonianas sobre o ambiente de aprendizagem e a prática docente. Série Estudos Periódico do mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande: jan/jun 2007, n.23, p.31-41. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/259. Acesso em: 16 de Mai de 2021.

SABINO, Simone. O afeto na prática pedagógica e na formação docente: uma presença silenciosa. São Paulo, Paulinas, 2012.

WALLON, H. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Editorial Vega, 1979.

ZEICHNER, Kenneth. Formação reflexiva de professores. Lisboa: Educa. 1993.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

MOURA, Antônia Andreia da Silva Santos; MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues. Afetividade no processo de formação docente: dialogando com Spinoza e Wallon. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.3116. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3116. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos