Estágio supervisionado na formação inicial de professores e a construção da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.3021

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação Inicial de Professores, Identidade Docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições das vivências e experiências práticas do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores à construção da identidade docente. Origina-se de inquietações de estudantes-estagiárias sobre o torna-se professor a partir do ingresso no curso de licenciatura em Pedagogia, e traz a seguinte questão: como as vivências e experiências na prática do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores contribuem para a construção da identidade profissional docente? A metodologia é de abordagem qualitativa e se caracteriza como pesquisa narrativa autobiográfica, com foco no relato de experiências e vivências pessoais e acadêmicas. Os resultados mostram que o estágio supervisionado é um espaço de construção da identidade profissional docente e, é por meio dele, que ocorre a inserção dos licenciandos no exercício da docência na educação básica. Apontam, ainda, que é na prática de estágio que os licenciandos descobrem a sua identificação com a profissão professor.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

ARAÚJO, K. S. de; SOUSA, L. C. de; MACÊDO, M. Estágio supervisionado na formação inicial de professores e a construção da identidade docente . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.3021. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3021. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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Artigos