INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA EM HABILIDADES PREDITORAS DA ALFABETIZAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.3018

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Intervenção, Neuropsicopedagogia

Resumo

Este estudo apresenta a pesquisa com objetivo de identificação de programas de intervenção em consciência fonológica, dada a importância relevante desta para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Os materiais encontrados comprovam a importância e eficácia deste tipo de intervenção de forma positiva. Verificou-se a necessidade de fomentar discussão e desenvolvimento de instrumentos de intervenção a partir de uma abordagem Neuropsicopedagógica, ou seja, através de seus pressupostos teóricos.

Referências

ALVES, Ubiratã Kickhöfel. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, Regina Ritter; BLANCO-DUTRA, Ana Paula; SCHERER, Ana Paula Rigatti; BARRETO, Fernanda Menna; BRISOLARA, Luciene Bassols; SANTOS, Rosangela Marostega; ALVES, Ubiratã Kickhöfel (org). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

BUZETTI, Miryan Cristina e Capellini, Simone. Habilidades Preditoras para alfabetização.1 ed.Ribeirão Preto, Ribeirão Preto: Booktoy, 2020.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuso Seabra; Dias, Natália Martin; Montiel, José Maria. Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psico-USF, 2007; 12(1):55-64.

CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático para estudantes. 3ª Ed. Petrópolis - RJ : Vozes, 2015.

CARDOSO, Andreia Martins de Souza, Silva, Mônica Marins da e Pereira, Mônica Medeiros de Britto. Consciência fonológica e a memória de trabalho de crianças com e sem dificuldades na alfabetização. Universidade Veiga de Almeida – Rio de Janeiro 2015

COOPER, H. Research synthesis and meta-analysis: A step-by-step approach (3. ed.). Thousand Oaks, CA: Sage, 2010.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura.1ed.Porto Alegre: Penso ,2012.

GRANZOTTI, Raphaela Barroso Guedes; Furlan, Suzana Aparecida; Domenis, Danielle Ramos; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara. Memória de trabalho fonológica e consciência fonológica em crianças com dificuldade de aprendizagem. Distúrbios da Comunicação - Revistas PUC-SP - v. 25 n. 2, 2013.

MALUF, Maria Regina; Cardoso-Martins, Cláudia. Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever.1 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

MEDINA, E. U., & Pailaquilén, R. M. B. A revisão sistemática e a sua relação com a prática baseada na evidência em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 18(4), 824-831.2010

PAZETO, Talita Cássia Batista. Predição de leitura, escrita e matemática no ensino fundamental por funções executivas, na linguagem oral e habilidades iniciais de linguagem escrita na educação infantil. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.

SBNPp - SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA – Resolução nº 03/2014. Código de Ética Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia. Joinville, 30 de jul. 2014.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

KIM, T. A. .; LOUREIRO, V. da S.; FERRANDINI, L. M. .; CARDOSO, F. B. INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA EM HABILIDADES PREDITORAS DA ALFABETIZAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i1.3018. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3018. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos