Diálogo entre a neuropsicopedagogia e o novo ensino médio: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.2999

Palavras-chave:

Educação Básica, Novo Ensino Médio, Neuropsicopedagogia, Neurociências, Práticas Pedagógicas

Resumo

Esse relato de experiência descreve um projeto neuropsicopedagógico em uma escola de Educação Básica, em Teresina (PI): os resultados obtidos a partir das atividades relacionadas à 1ª edição da Semana do Cérebro, atrelada à implantação do Novo Ensino Médio (NEM). Tendo como pergunta norteadora: quais as possíveis implicações de um projeto de divulgação das neurociências em uma escola de educação básica a partir do NEM? O projeto buscou sensibilizar a comunidade escolar acerca do tema das neurociências aplicadas à educação, a partir da campanha global Brain Awareness Week, popularizando as descobertas neurocientíficas. Para isso, foram estabelecidas parcerias com Instituições de Ensino Superior, Extensão e Pesquisa, associando as bases conceituais da Neuropsicopedagogia e os eixos estruturantes dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, como proposta integradora entre academia e escola. A avaliação do projeto em modelo quantitativo e qualitativo, sinalizou resultados positivos, bem como as perspectivas de novas edições.

 

Biografia do Autor

Fernando Moreira Barnabé , Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG

Mestre em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador no LIEENP-CENSUPEG

Lydiane Rodrigues Oliveira Santos , Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI)

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal do Piaui (UFPI)

Fabrício Bruno Cardoso, Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder no LIEENP-CENSUPEG

Referências

ANSARI, Daniel. Mind, brain, and education: A discussion of practical, conceptual, and ethical issues. Handbook of neuroethics, p. 1703-1719, 2015.

ARANHA, G.; CHICHIERCHIO, M.; SHOLL-FRANCO, A. A divulgação científica como instrumento de desmitificação e conscientização pública sobre Neurociências. In:

EKUNI, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O. F. A. (eds.). Caçadores de neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Memnon, 2015. p. 204- 220.

BARBOSA, Cristiane; SOUSA, Jorge Pedro. Comunicação da Ciência e Redes Sociais: um olhar sobre o uso do Facebook na divulgação científica. CECS-Publicações/eBooks, p. 279-289, 2018. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2826 Acesso em: 23 abr. 2022.

BARTOSZECK, Amauri Betini; BITTENCOURT, Dênia Falcão. Alfabetização em Neurociência e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio: um estudo exploratório. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 9, n. 15, 2017.

BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 23 abr. 2022.

COSENZA Ramon M, GUERRA Leonor B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed; 2011.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FERREIRA, H. da S.; GONÇALVES, T. O.; LAMEIRÃO, S. V. de O. C. Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 636-662, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/945 Acesso em: 4 set. 2022.

HOWARD-JONES, P. Neuroscience and education: myths and messages. Nat Rev Neurosci 15, 817–824 (2014). https://doi.org/10.1038/nrn3817. Acesso em: 4 set. 2022.

IZQUIERDO, Ivan Antonio. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LENT, ROBERTO; BUCHWEITZ, AUGUSTO; MOTA, MAILCE BORGES. Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos. Rio de Janeiro: Ateneu, 2017.

LEORTE. Colégio. REGIMENTO ESCOLAR. Parecer CEE/PI nº 017/2021. Disponível em: https://lerote.com.br/wp-content/uploads/2021/06/REGIMENTO-ESCOLAR-LEROTE.pdf Acesso em: 23 abr. 2022.

MARIANO, M. L. S.; OLIVEIRA, K. L. DE; INÁCIO, F. F.; INÁCIO, A. L. M. Motivação para aprender e interesse profissional de alunos do ensino médio. Ciências & Cognição, v. 26, n. 2, 31 dez. 2021. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1677 Acesso em: 23 abr. 2022.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas et al. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 414 - 430, jan. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193 Acesso em: 23 abr. 2022. doi:https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.41193.

RATO, J.; CALDAS, A. Neurociências e educação: Realidade ou ficção? Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro de 2010, 2010.

ROCHA. Telma Brito. Fake news e os desafios da educação na contemporaneidade. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, abril de 2020, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1070 . Acesso em: 23 abr. 2022

SBNPp. Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia. Disponível em: https://www.SBNPp.org.br/arquivos/Codigo_de_Etica_Tecnico_Profisisonal_da_Neuropsicopedagogia_-_SBNPp_-_2021.pdf

TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey Noel. The scientifically substantiated art of teaching: A study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). 2008. Tese de Doutorado. Capella University.

VARGAS, L. DA S.; MENEZES, J.; ALVES, N.; SOSA, P.; MELLO-CARPES, P. B. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, v. 19, n. 2, 31 jul. 2014. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/910 Acesso em: 23 abr. 2022.

RISSARDO, Jamir Pitton; CAPRARA, Ana Letícia Fornari; PRADO, Ana Lúcia Cervi. Projeto Semana Nacional do Cérebro: uma proposta neurocientífica. Experiência, Santa Maria, UFSM, v. 3, n. 1, p. 86-100, 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

DA SILVA LOUREIRO, Vitor; MOREIRA BARNABÉ , Fernando; RODRIGUES OLIVEIRA SANTOS , Lydiane; BRUNO CARDOSO, Fabrício. Diálogo entre a neuropsicopedagogia e o novo ensino médio: um relato de experiência. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.2999. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2999. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos