REFLEXÕES SOBRE QUALIDADE DO ENSINO DOS COLÉGIOS MILITARES DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.2695

Palavras-chave:

Colégio Militar, ensino militar, qualidade do ensino

Resumo

Os colégios militares caracterizam-se como instituições subordinadas ao Exército Brasileiro, que possui um departamento específico para cuidar das quatorze unidades de ensino presentes no território nacional, a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial – DEPA, que se subordina o Sistema Colégio Militar do Brasil. Este artigo traz uma reflexão decorrente de uma pesquisa bibliográfica acerca da atuação dos Colégios Militares em todo o Brasil. A ideia é vislumbrar o ensino proposto por essa instituição e a qualidade da oferta de vagas, bem como a sua finalidade e historicidade, cujo caráter é preparatório e assistencial, tanto aos filhos de militares, como a filhos de civis que desejam ingressar na escola com o intuito de buscar uma melhor qualidade do ensino proposto. Os resultados mostram que a aceitação da escola na sociedade é grande, em razão da qualidade do ensino, que visa a vida em família, em sociedade e, também, o aprendizado dos direitos e deveres do aluno no âmbito social. Isso significa que o ensino dos colégios militares, possuem disciplinas que proporcionam esses saberes, desenvolvendo, simultaneamente, o conhecimento social, político e filosófico educandos.

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

DUARTE, Italo César Sousa; FRANÇA-CARVALHO, Antonia; ALCOFORADO, Joaquim Luis Medeiros. REFLEXÕES SOBRE QUALIDADE DO ENSINO DOS COLÉGIOS MILITARES DO BRASIL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i1.2695. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2695. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos