REFLEXÕES SOBRE QUALIDADE DO ENSINO DOS COLÉGIOS MILITARES DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.2695

Palavras-chave:

Colégio Militar, ensino militar, qualidade do ensino

Resumo

Os colégios militares caracterizam-se como instituições subordinadas ao Exército Brasileiro, que possui um departamento específico para cuidar das quatorze unidades de ensino presentes no território nacional, a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial – DEPA, que se subordina o Sistema Colégio Militar do Brasil. Este artigo traz uma reflexão decorrente de uma pesquisa bibliográfica acerca da atuação dos Colégios Militares em todo o Brasil. A ideia é vislumbrar o ensino proposto por essa instituição e a qualidade da oferta de vagas, bem como a sua finalidade e historicidade, cujo caráter é preparatório e assistencial, tanto aos filhos de militares, como a filhos de civis que desejam ingressar na escola com o intuito de buscar uma melhor qualidade do ensino proposto. Os resultados mostram que a aceitação da escola na sociedade é grande, em razão da qualidade do ensino, que visa a vida em família, em sociedade e, também, o aprendizado dos direitos e deveres do aluno no âmbito social. Isso significa que o ensino dos colégios militares, possuem disciplinas que proporcionam esses saberes, desenvolvendo, simultaneamente, o conhecimento social, político e filosófico educandos.

Referências

BRASIL. Comando do Exército Brasileiro. Portaria n. 42 – DEPA de 6 de fevereiro de 2008. Aprova o Regulamento dos Colégios Militares (R-69) e dá outras providências.

BRASIL. Comando do Exército Brasileiro. Regimento Interno dos Colégios Militares-RI/CM - DEPA dezembro de 2009.

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

GADELHA, Antonio Walberto. A efetividade da educação no Estado do Ceará: estudo realizado no Colégio da Polícia Militar do Ceará' 24/09/2013 108 f. Mestrado Profissional em Planejamento e Politicas Públicas Instituição De Ensino: Universidade Estadual Do Ceará, Fortaleza Biblioteca Depositária: Central

LOHMANN, Liliana Adiers. A interação de alunas do Colégio Militar do Rio de Janeiro em atividades escolares e práticas corporais' 10/08/2015 85 f. Doutorado em Ciências Do Exercício E Do Esporte Instituição De Ensino: Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro, Rio De Janeiro Biblioteca Depositária: Rede Sirius / UERJ

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MENDES, C. F. M. O Sistema do Colégio Militar: educação formal eficiente como instrumento. 40f. Monografia (Curso de altos estudos de política e estratégia). Rio de Janeiro, RJ: Escola Superior de Guerra, ESG, 2014.

OSSUCI, Erika Josiane. Gestão Pedagógica, Disciplina E Hierarquia No Colégio Tiradentes Da Polícia Militar, em Jacy-Paraná – RO' 17/06/2016 121f. Mestrado em Desenvolvimento Regional E Meio Ambiente Instituição de Ensino: Universidade Federal De Rondônia, Porto Velho Biblioteca Depositária: Biblioteca Prof. Roberto Duarte Pires

SANTOS, Amilton Goncalves dos. A Cultura Escolar No Colégio Da Polícia Militar Alfredo Vianna – Juazeiro / BA Juazeiro – BA 2018' 23/02/2018 196f. Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos Instituição de Ensino: Universidade Do Estado Da Bahia, Juazeiro Biblioteca Depositária: Romulo Galvão

VIANNA, G. S. O sabre e o livro: Trajetórias históricas do CMC (1959-1988). 87f. Dissertação (Mestrado em Educação). Curitiba, PR: Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2001.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

DUARTE, I. C. S.; FRANÇA-CARVALHO, A.; ALCOFORADO, J. L. M. REFLEXÕES SOBRE QUALIDADE DO ENSINO DOS COLÉGIOS MILITARES DO BRASIL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i1.2695. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2695. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos