CONSTRUÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Projeto Poéticas do Cotidiano Familiar em Tempos de Isolamento Social, Saberes da docência online, Saberes docentes

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa relacionada ao campo da Epistemologia da Prática Docente, cujo objeto de estudo foi um projeto de extensão, cadastrado na PREXC/UFPI e desenvolvido no contexto da pandemia da COVID-19, de forma totalmente remota. A questão-problema desta pesquisa é: Que relações podem ser percebidas entre o “Projeto COVID-19: Poéticas do Cotidiano Familiar em Tempos de Isolamento Social” e a construção de novos saberes da docência no contexto pandêmico? Como suporte teórico utilizou-se, entre outros: (SANTOS, 2019); (TARDIF, 2012); (PIMENTA, 1999); (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 2010); (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). As principais categorias são: Saberes da Docência e Saberes da Docência Online. Os resultados apontaram uma intrínseca relação entre o Projeto estudado e a construção de novos saberes da docência, no contexto da pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

Douglas Pereira da Costa, Instituto Federal de Roraima

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação (2019). Pedagogo (2015). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial (2017), em Gestão e Docência no Ensino Superior (2020), em Era Digital e Impactos na Saúde, Educação e Comportamento Social (2020) e em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (2020). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Coordenador Pedagógico do Campus Amajari/IFRR. Experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação em faculdades privadas (2016-2021). Atuou como Instrutor I do Polo de Educação do Piauí (2019-2020) pertencente a Universidade Corporativa dos Correios como Empregado Público Federal efetivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), tendo exercido anteriormente a função de Gerente de Agência de Correios (2015-2019). Pesquisador da área educacional, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC).

Núbia Suely Canejo Sampaio, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2000); Especialista em História da Arte e da Arquitetura - Instituto Camillo Filho - ICF (2003); Mestre em Educação - UFPI (2018); Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na qual ministra disciplinas com ênfase em História das Artes Visuais, História da Arte no Brasil, Leitura Visual e Ensino da Arte; Tem experiência com Supervisão de Estágio Docente Obrigatório; Atuou como Professora do Curso Bacharelado em Belas Artes, no Instituto Camillo Filho e como Professora de Arte da Educação Básica na rede pública do estado do Maranhão e na rede particular do estado do Piauí. 

Referências

AMARAL, Mirian Maia; ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré; SANTOS, Edméa Oliveira. A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 334-355, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.6825. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825. Acesso em: 11 fev. 2022.

BASBAUM, Ricardo. Amo os Artistas-etc. In.: MOURA, Rodrigo. (org.). Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais. Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005. Disponível em: https://rbtxt.files.wordpress.com/2009/09/artista_etc.pdf. Acesso em: 28 jan. 2022.

COÊLHO, Pollyanna Jericó Pinto; SAMPAIO, Núbia Suely Canejo Sampaio. Poéticas do Cotidiano Familiar: narrativas afetivas sobre ancestralidade. In.: SILVA, Francilene Brito da; BOAKARI, Francis Musa. (org.). Afrodescendentes em narrativas cotidianas. Teresina: EdUFPI, 2021. PDF. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/EDUFPI/AfrodescendentesemNarrativasCotidianas_E-Book_Final_2_1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma. In.: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1995.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010. (Coleção teoria e prática)

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MONTEIRO, Silas Borges. Epistemologia da Prática: o professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. In.: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito São Paulo Cortez, 2002

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa sobre COVID-19 - Histórico da pandemia de COVID-19. Brasília (DF), 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 08 jan. 2022.

PIAUÍ. Decreto Nº 18.901, de 19 de março de 2020. Determina as medidas excepcionais que especifica, voltadas para o enfrentamento da grave crise de saúde pública decorrente do Covid-19. Decretos 2020 Março. Teresina (PI), 2020. Disponível em: https://www.pi.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/DECRETO-N%C2%BA18901-4.pdf Acesso em: 08 jan. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In.: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SANTOS, Edméa. Saberes da docência on-line - Profª Edméa Santos (UFRRJ). [S.l]: Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis, 2020. 1 vídeo (135 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AsYRuJIU200&t=3329s. Acesso em: 10 jan. 2022.

SQUIRE, Corinne. O que é narrativa? Civitas. Porto Alegre, v. 14. p. 272-284. mai./ago. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287812510_O_que_e_narrativa/link/5b44ab160f7e9b1c722065bc/download. Acesso em: 30 jan. 2022.

TARFID, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Cadastro do PROJETO COVID-19: Poéticas do Cotidiano Familiar em Tempos de Isolamento Social. Teresina: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - STI/UFPI, 2022. 5 p.

UFPI - Universidade Federal do Piauí. Nota Informativa 1: CGC anuncia suspensão de atividades e outras medidas. Teresina, 2020. Disponível em: https://www.ufpi.br/noticias-coronavirus/35727-nota-informativa-3-cgc-anuncia-suspensao-de-atividades-e-outras-medidas. Acesso em: 08 de jan. 2022.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

COSTA, D. P. da; SAMPAIO, N. S. C. CONSTRUÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2658. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos