CONSTRUÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Projeto Poéticas do Cotidiano Familiar em Tempos de Isolamento Social, Saberes da docência online, Saberes docentes

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa relacionada ao campo da Epistemologia da Prática Docente, cujo objeto de estudo foi um projeto de extensão, cadastrado na PREXC/UFPI e desenvolvido no contexto da pandemia da COVID-19, de forma totalmente remota. A questão-problema desta pesquisa é: Que relações podem ser percebidas entre o “Projeto COVID-19: Poéticas do Cotidiano Familiar em Tempos de Isolamento Social” e a construção de novos saberes da docência no contexto pandêmico? Como suporte teórico utilizou-se, entre outros: (SANTOS, 2019); (TARDIF, 2012); (PIMENTA, 1999); (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 2010); (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). As principais categorias são: Saberes da Docência e Saberes da Docência Online. Os resultados apontaram uma intrínseca relação entre o Projeto estudado e a construção de novos saberes da docência, no contexto da pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

Douglas Pereira da Costa, Instituto Federal de Roraima

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação (2019). Pedagogo (2015). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial (2017), em Gestão e Docência no Ensino Superior (2020), em Era Digital e Impactos na Saúde, Educação e Comportamento Social (2020) e em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (2020). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Coordenador Pedagógico do Campus Amajari/IFRR. Experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação em faculdades privadas (2016-2021). Atuou como Instrutor I do Polo de Educação do Piauí (2019-2020) pertencente a Universidade Corporativa dos Correios como Empregado Público Federal efetivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), tendo exercido anteriormente a função de Gerente de Agência de Correios (2015-2019). Pesquisador da área educacional, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC).

Núbia Suely Canejo Sampaio, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2000); Especialista em História da Arte e da Arquitetura - Instituto Camillo Filho - ICF (2003); Mestre em Educação - UFPI (2018); Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na qual ministra disciplinas com ênfase em História das Artes Visuais, História da Arte no Brasil, Leitura Visual e Ensino da Arte; Tem experiência com Supervisão de Estágio Docente Obrigatório; Atuou como Professora do Curso Bacharelado em Belas Artes, no Instituto Camillo Filho e como Professora de Arte da Educação Básica na rede pública do estado do Maranhão e na rede particular do estado do Piauí. 

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

COSTA, Douglas Pereira da; SAMPAIO, Núbia Suely Canejo. CONSTRUÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2658. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos