OS DESAFIOS E PIONEIRISMO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE TERESINA E A EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA NA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13211

Palavras-chave:

Proposta Curricular, Educação de Jovens e Adultos, Educação Significativa

Resumo

Esta breve reflexão se propõe a discutir sobre a ação teórico-metodológica da Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos - EJA do município de Teresina, capital do estado do Piauí, que se embasa na educação significativa do método freiriano , como diretriz para o trabalho pedagógico do educador da EJA da Rede Municipal de Educação de Teresina. Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa-descritiva e tem por objetivo identificar o impacto da ideia de educação significativa na perspectiva freireana sobre a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos, a partir do relato de experiência do seu processo de construção, pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina - SEMEC em parceria com a Associação Alfasol, através do Programa Telesol - PRO2 entre 2015 e 2017. Esse processo formativo é percebido como pioneiro por acontecer num período de pleno desmonte das políticas públicas para a EJA, bem como desafiador pelo contexto de fragilidade formativa para os docentes da modalidade na Rede Municipal de Educação de Teresina. 

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

SALES OLIVEIRA, Jefferson de; CARVALHO MOURA, Maria da Glória; PESSOA DE CARVALHO MOURA, Marcoelis. OS DESAFIOS E PIONEIRISMO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE TERESINA E A EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA NA PERSPECTIVA FREIREANA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13211. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1898. Acesso em: 5 nov. 2024.