A FORMAÇÃO INICIAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COMO PRÁXIS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13125Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Formação do Pedagogo, Práticas PedagógicasResumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar a articulação teoria e prática a partir da atividade pedagógica no programa de Residência Pedagógica da Unicentro/Paraná. O texto apresenta parte do relato de experiência do trabalho realizado entre 2018-2020, no Campus avançado de Chopinzinho-Paraná, na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves. A discussão perpassa a apresentação do programa, relato das atividades desenvolvidas na escola campo e os resultados alcançados no desenvolvimento das práticas pedagógicas viabilizadas pelo programa. O trabalho didático desenvolvido nas estratégias de ensino e aprendizagem teve como fundamento a pesquisa-ação.
Referências
BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.
BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018Residencia-pedagogica.pdf. Disponível em 20 de maio de 2018.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n. 3, p. 483-502, 2005.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line). Brasilia, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo, Expressão Popular, 2011.