PARTICIPAÇÃO DO PIBID DA ÀREA DE ARTES EM EVENTO CIENTIFICO: RELATOS DE PRODUÇÃO

Autores

  • Samuel Mendonça Fagundes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12529

Palavras-chave:

Paisagem sonora, Ensino de Música, Ensino de instrumentos, Reprodução sonora.

Resumo

O Programa Institucional De Bolsas de Iniciação À Docência – PIBID, já existe em Teresina há um bom tempo, contemplando algumas disciplinas e contribuindo significativamente para a formação de nossos jovens estudantes da UFPI, bem como para o desenvolvimento de atividades pedagógicas dentro das escolas. A disciplina na qual supervisionamos é MUSICA e ARTE. Iniciamos nossas atividades em novembro de 2018 com sete bolsistas, divididos em três grupos, atendendo a escola nas terças e quartas-feiras pela manhã. Os objetivos principais sugeridos pelo programa foram alcançados. Desenvolver no educando a capacidade motora e criativa no fazer artístico, criar meios alternativos de produção, colaborando com o meio Ambiente. Incentivar o jovem bolsista e aluno da UFPI a despertar o interesse pela docência, são esses objetivos. Foram desenvolvidos projetos na área de Artes visuais, de Música e dança. Nas Artes visuais, desenvolvemos pinturas com materiais alternativos, como pintura em papelão, uso do papel para criação de objetos artísticos, confecção de tintas e pincéis. Neste relato de campo, estaremos mostrando o desenvolvimento de dois trabalhos realizados no campo da Música como relatos de experiências de dois grupos comatividades musicais diferentes.

Referências

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus,2001.

ALMEIDA, Cristiane. Oficinas de música: será a formação acadêmica necessária? Educação, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 105-117,2005.

ARAÚJO, Fernandes Eduardo. A Teoria da Umwelt de Jakob Von Uexkull: apresentação. Fórum Semiose. Design. Comunicologia. Galáxia. Ed nº 7. São Paulo: 2004.

PENNA, Maura. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.13, 35-43, mar. 2006.

PENSADOR. Martha Graham. Disponível em: https://www.pensador.com/autor/martha_graham/ acesso em 12 set. 2019

CHEDIAK, Almir. Dicionário de Acordes Cifrados. São Paulo/ Rio de Janeiro, Irmãos Vitale, 1984.

Kodaly’s principles in pratice: an approach to music education through the Kodaly Method. London: Boosey & Hawkes, 1973

SILVA, W. M. Pedagogias em Educação Musical - Capítulo 2: Zoltán Kodály - Alfabetização e habilidades musicais, 2012.

SILVA, Olinto do Valle Gilda. Capital cultural, Classe e Gênero em Bourdieu. INFORMARE- Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. ECO/UFRJ-BICT/CNPq. Rio de Janeiro: 1995.

GUATARRI, Félix. As Três Ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Éditions Galilée. Campinas: Papirus, 1990.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

MENDONÇA FAGUNDES, S. . PARTICIPAÇÃO DO PIBID DA ÀREA DE ARTES EM EVENTO CIENTIFICO: RELATOS DE PRODUÇÃO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12529. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1877. Acesso em: 29 mar. 2024.