ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ROUSSEAU: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Carlos Frederyck Machado Cavalcante rede municipal de ensino de Maracanaú

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12527

Palavras-chave:

Educação, Ciências, Isolamento social, Rousseau

Resumo

O interesse do artigo em questão é resgatar dentro da teoria filosófica da educação de Jean Jacques Rousseau (1712- 1778) princípios que possam nortear empiricamente uma prática de ensino de ciências da natureza em período de isolamento social em uma escola pública de ensino fundamental. Para tal empreitada, atentamo-nos a uma parte específica da obra Emílio ou da educação em que o filósofo de Genebra apresenta metodologias detalhadas de intervenções pedagógicas pautadas sob uma ideia de protagonismo visando à autonomia dos educandos de modo que através de simples recursos possam se obter êxito no ensino de ciências. Tais métodos são encarados aqui como chave para solucionar questões ainda pertinentes no tempo presente e que mesmo dentro de uma atípica situação vigente onde opera o ensino remoto pode garantir, pela via de recursos tecnológicos, o estímulo de uma aprendizagem significativa trazendo benefícios aos alunos, uma vez que sob tais princípios teóricos os mantem estritamente ligados à relação de suas realidades sociais com os fenômenos ocorridos diariamente no campo da natureza.

Referências

DALBOSCO, Cláudio (Org.). Filosofia e educação no Emílio de Rousseau. Campinas, SP: Alínea, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2011.

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.

MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras: 30 ensaios em torno de Jean Jacques Rousseau. Ijuí, RS: Uniíjuí, 2005.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

MACHADO CAVALCANTE, C. F. . ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ROUSSEAU: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12527. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1875. Acesso em: 28 mar. 2024.