TIC’S COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12525

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Geometria, Residência, Pedagógica.TIC’s

Resumo

O presente relato de experiência tem o objetivo de descrever a utilização de TIC’S para o estudo de Polígonos e Poliedros em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de Pernambuco. Em termos metodológicos, esse relato possui abordagem qualitativa e os dados aqui descritos foram observados a partir da vivência de um minicurso, intitulado “Colônia de Férias de Matemática” que contou com a participação de 18 estudantes do referido ano escolar e foi desenvolvido no âmbito das ações do Programa de Residência Pedagógica de Matemática da Universidade de Pernambuco. Os resultados apontam que os aplicativos Jamboard e o Kahoot se configuram como Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), que podem potencializar o processo de ensino e de aprendizagem da Geometria Plana, especificamente, sobre Polígonos e Poliedros, proporcionado ambientes em sala de aula mais dinâmicos, lúdicos e interativos, além de servir de motivação aos estudantes para a aprendizagem dos temas abordados.

Referências

BASTOS, L. C. ; GALVÃO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. Contribuições da Geometria Dinâmica na introdução ao estudo da perspectiva para alunos do Ensino Médio. Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação, Base Nacional Curricular Comum, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 27 de Janeiro de 2021.

CARVALHO, F. DE P. S. Ensino e Aprendizagem de Conteúdos de Geometria Espacial em um ambiente Dinâmico e Interativo. Dissertação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás. Goiás, 2011.

MENDES, A. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Portal iMaster, mar. 2008. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2014.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses.5. ed. Elsevier, 197 p. Rio de Janeiro, 2011.

PONTE, J. P. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. (Org.).Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. 1. ed. [S.l: s.n.], p. 343–360, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

DO NASCIMENTO, G. M. .; QUEIROZ ARAÚJO, A. F. .; DOS SANTOS, M. R. . TIC’S COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12525. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1874. Acesso em: 25 abr. 2024.