A AULA MÁGICA DE LUIS ALBERTO WARAT: EXPANDINDO A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12523Palavras-chave:
Carnavalização pedagógica, Ensino jurídico, Luis Alberto WaratResumo
O fenômeno da educação jurídica em um mundo complexo, plural, marcado por uma acentuada velocidade de informações e crescentes desigualdades sociais, assim como constantes dilemas éticos e políticos, criam o cenário com os quais os docentes se deparam para desenvolver suas ações pedagógicas nos espaços de ensinagem, diante da oportunidade de atuar face a face com estudantes, podendo despertar novos olhares, de forma criativa, crítica e significativa, indo além do raciocínio lógico-dedutivo que (a)funda a racionalidade jurídica em uma racionalidade instrumental. Este esforço de compreensão do fenômeno educacional jurídico contemporâneo é tecido à luz do subversivo professor Luis Alberto Warat, propositor da “aula mágica”, por meio da observação e análise de sua “epistemologia carnavalizada”. Avaliou-se que é possível desestabilizar o conhecimento jurídico tradicional através da alteridade, do amor, do respeito à diferença, através de um exercício educacional com tato pedagógico emancipador.
Referências
AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia de linguagem. Trad. Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo/Brasília: Hucitec/Editora UNB, 2006.
__________. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec/ UnB, 1987.
DELEUZE E GUATARI, 1998. (Faltou na referência) ESCUDÉ, Jordi Corominas. Fundamentación zubiriana de una ética mundial, 1996. Disponível em: <https://sites.google.com/site/corominasescude/Jordi-CorominasEscude/escrits-i-publicacions/presentacion/fundamentacion-zubiriana-de-una-eticamundial>. Acesso em 26 set. 2018.
FREIRE, Paulo. __________. Educação como prática de liberdade.1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a subjetividade. Petrópolis: Vozes, 1997.
SIDEKUM, Antônio. Levinas e a filosofia da libertação. Nova Petrópolis, RJ: Nova Harmonia, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
__________. A ciência jurídica e seus dois maridos. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1985.
__________. Epistemologia e ensino do Direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004-a.
__________. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004-b.