A AULA MÁGICA DE LUIS ALBERTO WARAT: EXPANDINDO A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12523

Palavras-chave:

Carnavalização pedagógica, Ensino jurídico, Luis Alberto Warat

Resumo

O fenômeno da educação jurídica em um mundo complexo, plural, marcado por uma acentuada velocidade de informações e crescentes desigualdades sociais, assim como constantes dilemas éticos e políticos, criam o cenário com os quais os docentes se deparam para desenvolver suas ações pedagógicas nos espaços de ensinagem, diante da oportunidade de atuar face a face com estudantes, podendo despertar novos olhares, de forma criativa, crítica e significativa, indo além do raciocínio lógico-dedutivo que (a)funda a racionalidade jurídica em uma racionalidade instrumental. Este esforço de compreensão do fenômeno educacional jurídico contemporâneo é tecido à luz do subversivo professor Luis Alberto Warat, propositor da “aula mágica”, por meio da observação e análise de sua “epistemologia carnavalizada”. Avaliou-se que é possível desestabilizar o conhecimento jurídico tradicional através da alteridade, do amor, do respeito à diferença, através de um exercício educacional com tato pedagógico emancipador.

Referências

AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia de linguagem. Trad. Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo/Brasília: Hucitec/Editora UNB, 2006.

__________. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec/ UnB, 1987.

DELEUZE E GUATARI, 1998. (Faltou na referência) ESCUDÉ, Jordi Corominas. Fundamentación zubiriana de una ética mundial, 1996. Disponível em: <https://sites.google.com/site/corominasescude/Jordi-CorominasEscude/escrits-i-publicacions/presentacion/fundamentacion-zubiriana-de-una-eticamundial>. Acesso em 26 set. 2018.

FREIRE, Paulo. __________. Educação como prática de liberdade.1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a subjetividade. Petrópolis: Vozes, 1997.

SIDEKUM, Antônio. Levinas e a filosofia da libertação. Nova Petrópolis, RJ: Nova Harmonia, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

__________. A ciência jurídica e seus dois maridos. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1985.

__________. Epistemologia e ensino do Direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004-a.

__________. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004-b.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

MAIA FREITAS, V. .; QUEIROZ SITJA, L. M. . A AULA MÁGICA DE LUIS ALBERTO WARAT: EXPANDINDO A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12523. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1872. Acesso em: 26 abr. 2024.