A AULA MÁGICA DE LUIS ALBERTO WARAT: EXPANDINDO A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12523

Palavras-chave:

Carnavalização pedagógica, Ensino jurídico, Luis Alberto Warat

Resumo

O fenômeno da educação jurídica em um mundo complexo, plural, marcado por uma acentuada velocidade de informações e crescentes desigualdades sociais, assim como constantes dilemas éticos e políticos, criam o cenário com os quais os docentes se deparam para desenvolver suas ações pedagógicas nos espaços de ensinagem, diante da oportunidade de atuar face a face com estudantes, podendo despertar novos olhares, de forma criativa, crítica e significativa, indo além do raciocínio lógico-dedutivo que (a)funda a racionalidade jurídica em uma racionalidade instrumental. Este esforço de compreensão do fenômeno educacional jurídico contemporâneo é tecido à luz do subversivo professor Luis Alberto Warat, propositor da “aula mágica”, por meio da observação e análise de sua “epistemologia carnavalizada”. Avaliou-se que é possível desestabilizar o conhecimento jurídico tradicional através da alteridade, do amor, do respeito à diferença, através de um exercício educacional com tato pedagógico emancipador.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

MAIA FREITAS, Vinícius; QUEIROZ SITJA, Liége Maria. A AULA MÁGICA DE LUIS ALBERTO WARAT: EXPANDINDO A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12523. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1872. Acesso em: 5 nov. 2024.