ESTUDOS EM EAD: VANTAGENS E ENTRAVES NO CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO- UEMANET

STUDIES IN EAD: ADVANTAGES AND BARRIERS IN THE POSTGRADUATION COURSE OF PSYCHOLOGY OF EDUCATION IN THE CENTER OF TECHNOLOGIES FOR EDUCATION

Autores

  • Italo Rômulo Costa da Silva Uemanet

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10759

Palavras-chave:

EaD, Uemanet, Dificuldades, Sucesso

Resumo

O presente trabalho apresenta informações acerca das concepções voltadas ao uso de novas tecnologias na Educação, um panorama da Educação à Distância (Ead) em especial do desenvolvimento de cursos intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação- Uemanet. A abordagem deste estudo tem por prioridade compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distância na Universidade Estadual do Maranhão mediado pelo Uemanet, identificando os fatores contribuintes para pleno desenvolvimento de um aluno durante sua estadia em um curso na modalidade Ead e ainda apontar possíveis elementos deste processo que possam interferir no sucesso da aplicabilidade desta modalidade. Para esse estudo utilizou-se dos elementos constitutivo de uma pesquisa, sobretudo quanti-qualitativa, tendo como ponto de partida a aplicação de questionário com 09 alunos concludentes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia da Educação no núcleo Uemanet pólo Timon-MA. Os resultados encontrados foram elencados de forma sistematizada, alinhados a informações relativas ao tema através de embasamentos teóricos de notáveis referenciais. O presente estudo mostrou-se de grande relevância na medida em que, por meio deste, ficou nítido as principais dificuldades e as ferramentas propulsoras da Ead no ambiente investigado inferindo novos conceitos e a adoção de novas práticas que beneficie de forma substancial a aprendizagem do aluno garantido a eficácia na construção autônoma do conhecimento.

Referências

SABBATINI Renato M.E. Sabbatini. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet A Plataforma Moodle Disponível em:

http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf >. Acesso em 14 de julho de 2016.

SANTOS, L. G. dos et al. Revolução tecnológica, internet e socialismo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.

TRINDADE, A. R. Distance Education for Europe: Terms of reference for a european distance education structure. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO . Aprova Normas para os cursos de Pós-graduação lato sensu da Universidade Estadual do Maranhã. Resolução n° 909/2009 do CEPE/UEMA.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Universidade Federal de Santa Catarina. Secretaria de Educação à Distância. Metodologia da pesquisa. Florianopolis: SEaD/UFSC, 2006.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

COSTA DA SILVA, Italo Rômulo. ESTUDOS EM EAD: VANTAGENS E ENTRAVES NO CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO- UEMANET: STUDIES IN EAD: ADVANTAGES AND BARRIERS IN THE POSTGRADUATION COURSE OF PSYCHOLOGY OF EDUCATION IN THE CENTER OF TECHNOLOGIES FOR EDUCATION. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10759. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1845. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos