(TRANS)FORMAÇÃO DO AUTOCONCEITO NA ESCOLA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

(TRANS)FORMATION OF SELF-CONCEPT IN SCHOOL: TEACHER AND STUDENT RELATIONSHIP

Autores/as

  • Brenda Soares Bonfim Universidade Federal do Piauí
  • Clara Ellys Lima Silva Universidade Federal do Piauí
  • Zilda Tizziana Santos Araújo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10751

Palabras clave:

Autoconceito, (Trans)formação, Escola, Interação, Professor-aluno

Resumen

Este artigo aborda um estudo sobre o autoconceito na escola a partir da relação professor e aluno. Traz como questão central: como ocorre a (trans)formação do autoconceito na escola a partir da relação professor e aluno? Objetivo: compreender ocorre (trans)formação do autoconceito na escola a partir da relação professor e aluno. A escolha desta investigação justifica-se porque a imagem que construímos de nós e dos outros é mutável e passa por ajustes e descontinuidades, que são permeadas por crenças, valores, sonhos e expectativas segundo o grupo no qual estamos inseridos e a partir das influências e estímulos recebidos. O contexto escolar é espaço propício de (trans)formação do Eu e do Outro e a relação que se estabelece entre professor e aluno reflete bem esse movimento de mudanças. Este estudo é de natureza bibliográfica e assenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001). Os resultados evidenciam que a ação didática deve ser pautada na dialogicidade, no afeto e no exemplo positivo, pois, assim, facilita a interação docentediscente, estimula o processo de ensino e aprendizagem e possibilita o fortalecimento de vínculos.

Citas

JESUS, Cícero Ramon Cunha de. A relação professor-aluno e a constituição do self educacional em adolescentes do ensino médio. 219 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2016.

LANE, Silvia Tatiana Maurer. Psicologia social e uma nova concepção do homem para a psicologia. Em Lane, S. T. M. & Codo, W. (Orgs.), Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1994. pp. 10-40

LANE, Silvia Tatiana Maurer. CODO, Wanderley.(Orgs). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2006. pp. 48-57

LANE, Silvia Tatiana Maurer., & SAWAIA, Bader Burihan. (Orgs.). Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Teoria do Vínculo. São Paulo: Martins Fontes,2000.

PINTO, Rosângela de Oliveira., FREITAS, Márcia de Fátima Rabello Lovisi de,.

FERRONATO, Raquel Franco. Psicologia da educação e da aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. p. 21-159

RELVAS, Marta Pires. Neurociência e Educação. Rio de Janeiro: Wark Editora, 2009.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

SOARES BONFIM, Brenda; LIMA SILVA, Clara Ellys; SANTOS ARAÚJO, Zilda Tizziana. (TRANS)FORMAÇÃO DO AUTOCONCEITO NA ESCOLA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: (TRANS)FORMATION OF SELF-CONCEPT IN SCHOOL: TEACHER AND STUDENT RELATIONSHIP. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10751. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1838. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos