EDUCAÇÃO E SUJEIÇÃO: A PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA DO SUJEITO DA EDUCAÇÃO

EDUCATION AND SUBJECTION: THE PRODUCTION OF THE EXISTENCE OF THE SUBJECT OF EDUCATION

Autores

  • Sérgio Lasta Psicólogo com formação psicanalítica, Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Educação, professor na Faculdade Palotina (FAPAS) em Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10771

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Profanação, Transgressão

Resumo

Este artigo tem como objetivo pensar, refletir e tensionar a construção dos sujeitos da educação. A partir dos autores mencionados procurei criar uma linha de pensamento que questiona e tensiona a normatização desses sujeitos para que possam pensar por si mesmos também e falarem daquilo que não se fala na educação. Os sujeitos da educação tendem a ser normatizados o que abre pouco espaço para relatarem a si mesmos e dizerem o que pensam e como pensam. Seus relatos estão mais em concordância com o cumprimento de um currículo sagrado que adquire tons de fetiche. Portanto, faço piruetas para que esses sujeitos possam fazer a experiência inseridos no mundo real, para que se deparem com seu inumano e possam, assim, relatar a si mesmos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder saberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editorial, 2015.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes,1987.

FOUCAULT, M. (2003) A vida dos homens infames. In: Estratégia, podersaber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p.203-222.

GALLO, Sílvio. Escola: entre a perversão e a transgressão. In: Educação em mundo de tensão: insurgências, transgressões, sujeições. (Org. Karla Saraiva e Bianca Salazar Guizzo). Canoas: Editora Ulbra, 2017, p. 33-44.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

LASTA, S. . EDUCAÇÃO E SUJEIÇÃO: A PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA DO SUJEITO DA EDUCAÇÃO: EDUCATION AND SUBJECTION: THE PRODUCTION OF THE EXISTENCE OF THE SUBJECT OF EDUCATION. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10771. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1835. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos