Princesa turca ou pombagira: mitopoética e performance da Cabocla Herondina em Dona Maria Natalina Santos Costa (1943-)

Autores/as

Palabras clave:

Performance, Cultura Afrodiaspórica, Mitopoética, Amazônia

Resumen

O trabalho se constitui de uma pesquisa etnográfica que se aporta nos estudos do imaginário e da performance, com o objetivo de discutir a mitopoética da Cabocla Herondina e sua manifestação em Dona Maria Natalina Santos Costa (1943-). Esta uma é sacerdotisa de umbanda, pena e maracá, com mais de 80 anos, mas que passou pelo tambor de mina. A mitopoética da Cabocla Herondina é bastante diversificada, normalmente identificada como princesa turca ou indígena, cabocla brava, dentre outras representações simbólicas. Diferentemente destas acepções, em Dona Maria Natalina ela “performatiza” como uma pombagira, entidade ligada ao orixá Exu e manifesta um arquétipo de cortesã/malandra. Aspectos perpassados por seus comportamentos,  vestimentas, gestualidades e narrativas.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Silva Souza, Universidade Federal do Pará

Mestranda PPGCITI/ UFPA. Linguagem e Identidade. Graduada em Moda e Museologia. Pesquisa Memórias Afrodiásporicas na Amazônidas. Inclusão e Acessibilidade no ensino superior para pessoas TEA e DI. Moda Sustentável com ações de cidadania e direitos humanos. Trabalha com Educação Museal e mediação cultural e Arte contemporânea.

Ramon Augusto Teobaldo Alcantara, Universidade Federal do Pará

Graduando em Museologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2019, atualmente bolsista no Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas sob orientação do Prof. Dr. Diogo Jorge de Melo. Participou como integrante de projetos de extensão como o ICOM DEFINE (2021-2021), focado na definição de museus na perspectiva do Norte, e na digitalização e exposição do acervo fotográfico de Pai Tayandô (2022-2023). Atuou como bolsista de pesquisa no Projeto Mitopoéticas Afrodiaspóricas e Amazônicas: Memórias de Dona Maria Natalina e seu Terreiro/Museu (2022-2023), sendo membro dos Grupos de Pesquisa Museologia, Memória e Mitopoéticas Amazônicas e Arte, Memória e Acervos na Amazônia. Curador das exposições "Babá Loduncine Tayandô, Memória em Arte" e "Themônias: A Arte Drag na Amazônia" em 2023. Possui experiência como pesquisador e produtor audiovisual.

Citas

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009

ALVARENGA, Oneyda. Babassuê: registros sonoros de folclore musical brasileiro. Vol. IV. São Paulo: Prefeitura do Município de São Paulo, 1950.

AZEVEDO, Pierre de Aguiar. Dar passagem à memória: uma análise da trajetória de Maria Aguiar e suas contribuições sociopolíticas para a formação da religiosidade afro-amazônica em Belém do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais), Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1988.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição do imaginário da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

DURAND, Gilbert. Mito e sociedade: a mitanálise e a sociologia das profundezas. Ed. A regra do Jogo, Lisboa, 1983

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo; Martins Fontes, 2002.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.

FERRAZ FILHO, Raul Luiz. Herondina: biografia de uma padilha. São Paulo: Editora Nelpa, 2015.

FERRETTI, Mundicarmo. Desceu na guma: o caboclo do Tambor de Mina em um terreiro de São Luís – a Casa Fanti Ashanti. São Luís: EDUFMA, 2000.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEACOCK, Seth; LEACOCK, Ruth. Spirits of the Deep: a study of an afro brazilian cult. Nova York: Anchor Book, 1972.

LOUREIRO, João Jesus de Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cultural Brasil, 2015.

MAUÉS, Raymundo; VILLACORTA, Gisela. Pajelança e encantaria amazônica. In: PRANDI, Reginaldo (org.). Encantaria Brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

MAUÉS, Raymundo; VILLACORTA, Gisela. Pajelança e Religiões Africanas na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2008.

MELO, Diogo Jorge de. Festas de encantarias: as religiões afro-diaspóricas e afro-amazônica, um olhar fratrimonial em museologia. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio interinstitucional UNIRIO e MAST, 2020.

MELO, Diogo Jorge de; BARROSO, Gisele Nascimento; SANTOS, Cássio Alexandre Souza dos; CASTELO NETO, Hélcio Jorge de Souza. É ela a Cabocla Guerreira: narrativas e mitopoéticas da Cabocla Maria Jovina de Pai Pingo de Oxumaré (Belém – PA). Revista Sentidos da Cultura, 10(18), 2023, p.58-77.

MELO, Diogo Jorge de; ROSI, Marcos Henrique de Oliveira Zanotti; BARROSO, Gisele Nascimento. Imaginários afro-diaspóricos e a mitopoética amazônida dos Surrupira. Revista Sentidos da Cultura, 8(14), 2021, p.98-117.

PINHEIRO, Harald Sá Peixoto. Mitopoética dos Muyraquitás, Porandubas e Moronguetás: ensaios de antropologia estética e etnologia Amazônica. São Paulo: Alexa Cultural / Manaus: Edua, 2021.

RAMOSE, Mogobe B. African Philosophy through Ubuntu. Harare: Mond Books, 1999.

RAMOSE, Mogobe B. The ethics of ubuntu. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 324-330.

RUFINO, Luiz. Exu e a pedagogia das encruzilhadas. Tese (doutorado) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, 2017.

SOUZA, Ana Cristina Silva; MELO, Diogo Jorge de; MONTEIRO, Lidiane da Costa. Narrativas, vivências e experimentações museais no Terreiro de Dona Maria Natalina (Belém, PA): na construção de um discurso feminino afro-amazônicas. Revista da ABPN, 14(Especial), 2022, p.34-59.

VERGOLINO, Anaísa. “Ponto de Santo: A Música e o Pará” (Encarte de CD). Belém: SECULT, 2003.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Publicado

2025-07-30

Cómo citar

JORGE DE MELO, Diogo; SILVA SOUZA, Ana Cristina; TEOBALDO ALCANTARA, Ramon Augusto. Princesa turca ou pombagira: mitopoética e performance da Cabocla Herondina em Dona Maria Natalina Santos Costa (1943-). Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 52–72, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/6019. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.