Capital erótico e trabalho emocional no cotidiano de promotoras de eventos: notas teóricas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v6i1.14352

Keywords:

Capital erótico, Trabalho emocional, Mercado de eventos, Promotoras de vendas

Abstract

Este ensaio buscou compreender como o capital erótico e o trabalho emocional operam no cotidiano profissional de promotoras de eventos. Nesse sentido, a reflexão sobre as implicações teóricas destes conceitos objetivou examinar criticamente o Mito da Beleza criado nos mercados de eventos, bem como apontar a violência simbólica que as mulheres trabalhadoras aí vivenciam. O mercado de eventos, com efeito, caracteriza-se por ser extremamente absorvente de mulheres jovens e extremamente seletivo em relação à contratação e adestramento de corpos e comportamentos tidos como fachada pública de valor comercial pelo que a trabalhadora agrega à empresa. Com base no levantamento bibliográfico e nas discussões até então realizadas, o ensaio aponta que a pressão sobre e entre as mulheres no jogo simbólico-interacional do trabalho estruturalmente organizado pelos ditames do Capital é intensa graças a uma configuração social e cultural que insiste em enxergá-las como objeto ou como uma figura submissa que deve ser capaz de reproduzir o que lhes é ordenado sem jamais reagir ou questionar. Pressão esta que se manifesta como exercício de envergonhamento sobre corpos indesejáveis e de imposição de conduta sobre corpos desejados.

Author Biographies

Iáscara Gislâne Cavalcante Alves, UERN

Bolsista CNPq na Modalidade GM. Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Jean Henrique Costa, UERN

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH/UERN.

Raoni Borges Barbosa, FAPEPI

Pesquisador Bolsista DCR-CNPq da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI.

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Published

2023-10-22

How to Cite

CAVALCANTE ALVES, Iáscara Gislâne; COSTA, Jean Henrique; BARBOSA, Raoni Borges. Capital erótico e trabalho emocional no cotidiano de promotoras de eventos: notas teóricas. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 150–163, 2023. DOI: 10.26694/rer.v6i1.14352. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5148. Acesso em: 21 nov. 2024.

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