Militares, partidos e eleições

uma análise dos pleitos brasileiros de 2018, 2020 e 2022

Auteurs

  • Eduardo Giacomin de David Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Silvana Krause Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eduardo Munhoz Svartman Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI :

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v12i1.5625

Mots-clés :

militares, partidos, eleições, militares na política

Résumé

O artigo analisa quais são os partidos, suas dimensões e perfis ideológicos, pelos quais os militares brasileiros concorreram e foram eleitos nos pleitos de 2018, 2020 e 2022. Inicialmente, são delineados os critérios para identificar as candidaturas militares, bem como as categorizações partidárias empregadas e os marcos legais que regram os direitos ao voto, à filiação partidária e à elegibilidade dos militares brasileiros. Definidos esses parâmetros, é analisada a participação de militares nas eleições de 2018, 2020 e 2022. Observou-se que as candidaturas militares perpassam, embora desigualmente, praticamente todo o espectro partidário. No curso dos pleitos abordados, constatou-se a ocorrência de dois processos combinados: o avanço de uma onda de protagonismo militar pela via eleitoral que teve seu pico em 2018, mas que em 2020 iniciou a refluir, e o deslocamento das candidaturas militares, particularmente as exitosas, dos pequenos partidos de direita para os grandes partidos de direita.

Bibliographies de l'auteur

Eduardo Giacomin de David, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado e bacharel em Ciências Sociais. Mestrando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Silvana Krause, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Eduardo Munhoz Svartman, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Téléchargements

Publiée

2024-04-02