DA PROFISSIONALIZAÇÃO À ASCENSÃO DE OUTSIDERS: VEREDAS NA CARREIRA POLÍTICA

Autores

  • Mateus da Cunha Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciana Panke Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6927

Palavras-chave:

comunicação política, profissionalização, política, outsiders, políticos profissionais

Resumo

O artigo apresenta uma investigação sobre o processo de profissionalização da política ocorrido nos últimos séculos, com ênfase nas transformações que propiciaram o ingresso de novos atores. O ponto de partida é a experiência da pólis na Grécia Antiga, passando pela gênese do Estado Moderno, no século XV, pela democratização em escala global iniciada no século XIX, que elevou a política ao status de profissão, culminando no fenômeno contemporâneo da ascensão de outsiders eleitorais. Nesse percurso são estabelecidos parâmetros para o reconhecimento do profissional da política, explorados seus mecanismos e motivações para o ingresso na carreira e problematizadas causas e consequências da sua rejeição na sociedade. A pesquisa é predominantemente qualitativa, com uma abordagem histórica e analítica sobre o processo de profissionalização da política. Ainda, faz uso de dados quantitativos para contextualizar o cenário contemporâneo de desconfiança nas instituições políticas e a ascensão de outsiders eleitorais, baseando-se em índices globais de confiança (Edelman Trust Barometer, 2023; Pew Research Center, 2023) e em mapeamentos de líderes políticos em democracias realizadas por Santos (2020, 2023). As análises indicaram que a profissionalização política substituiu amadores por uma classe política dedicada, enquanto o estigma associado à corrupção fomentou a ascensão de outsiders eleitorais que capitalizam seus conhecimentos técnicos e midiáticos.

Biografia do Autor

Mateus da Cunha Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com bolsa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR).

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, bolsista CNPq. Líder e fundadora do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, além de autora de obras como o livro “Campanhas Eleitorais para Mulheres”

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

DA CUNHA SANTOS, Mateus; PANKE, Luciana. DA PROFISSIONALIZAÇÃO À ASCENSÃO DE OUTSIDERS: VEREDAS NA CARREIRA POLÍTICA. Conexão Política, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 45–69, 2024. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6927. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6927. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.