SAÚDE MENTAL ESCOLAR COMO POLÍTICA PÚBLICA: AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A COMUNIDADES ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6863

Palavras-chave:

Saúde Mental Escolar, Atenção Psicossocial, Saúde Mental, Política Pública

Resumo

Este ensaio analisa a Política Nacional de Atenção Psicossocial a Comunidades Escolares (PNAPCE), instituído pela Lei nº 14.819/2024, como marco recente nas políticas públicas voltadas à saúde mental no contexto educacional brasileiro. Partindo da crítica à trajetória do Programa Saúde na Escola (PSE), discute-se o salto conceitual e político da “saúde na escola” para a “saúde mental escolar”. Evidencia-se que o PSE, apesar de seus avanços normativos, foi marcado por ações pontuais, hegemonia do setor saúde, baixa efetivação da intersetorialidade e práticas centradas na lógica biomédica. A PNAPCE propõe a superar tais limites, ao incluir ações psicossociais territorializadas, escuta qualificada, cuidado de profissionais da educação e articulação intersetorial. No entanto, sua implementação traz disputas e riscos de reprodução de velhas práticas. O texto defende que a saúde mental escolar não deve ser compreendida como um campo técnico de intervenção individual, mas como uma dimensão relacional, coletiva, democrática e sócio referenciada da vida escolar. Por fim, reivindica-se o compromisso ético e político da psicologia com a consolidação de práticas emancipatórias e instituintes de cuidado no cotidiano das comunidades educativas.

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Biografia do Autor

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG). Fez sua primeira residência pós doutoral estudando as correlações entre identidade e representações sociais. E está desenvolvendo na UFRN sua segunda residência pós-doutoral, investigando sobre as Práticas de Saúde Mental em Comunidades Educativas Rurais do Rio Grande do Norte/Brasil (2025-2026). Possui doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Faculdade de Educação - UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (Faculdade de Medicina - UFMG).

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

RIBEIRO, Luiz Paulo. SAÚDE MENTAL ESCOLAR COMO POLÍTICA PÚBLICA: AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A COMUNIDADES ESCOLARES. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–14, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6863. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6863. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS