“E NINGUÉM VAI TIRAR A LIBRAS DE MIM”: UMA ANÁLISE DE POEMA DE AUTORIA SURDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6945

Palavras-chave:

Literatura Surda, Poema, Autor Surdo, Heterotopia, Rasura

Resumo

O artigo em tela objetiva analisar como o preconceito linguístico é retratado no poema O Sistema, do performer surdo Edvaldo Santos, a fim de refletir sobre aspectos da realidade social do povo surdo, uma vez que o poema possibilita aos leitores, surdos ou ouvintes, discussões em torno da problemática presente nas questões sociais que permeiam essa realidade, como: preconceito, discriminação, violência, dentre outros temas. Dialogamos com os conceitos de Rasura e Heterotopia, abordados por Derrida (1973) e Foucault (1967), respectivamente. Esses conceitos abrangem diferentes aspectos da esfera espacial no campo literário, incluindo sua composição simbólica, as relações que estabelece com a cultura e a sociedade, sua dimensão afetiva, as projeções de sentido e as formações discursivas.  Metodologicamente, a pesquisa foi construída a partir da análise de um poema sinalizado e divulgado pelo autor, por meio de mídia eletrônica, em vídeo no YouTube e no Instagram. A interpretação para a língua portuguesa foi realizada através de legenda contida no próprio vídeo. Aborda-se, então, a importância de conhecer o poema de Edvaldo Santos considerando seu papel fundamental para a valorização da língua de sinais e da identidade surda. Além disso, sua produção contribui para a ampliação do debate sobre literatura surda e o fortalecimento dos sujeitos surdos na luta pelo respeito à sua cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália de Almeida Simeão Vilanova, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora do Curso de Letras - Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI); Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI); Licenciada em Pedagogia (UFPI) e Letras - Português (UNINASSAU); Membro do Grupo de Pesquisa em Teorias do Espaço Ficcional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI). Atua em pesquisas sobre Educação Inclusiva e os mecanismos de espacialidade na poesia em Libras.

Referências

DERRIDA, Jacques. Gramatologia [Miriam Schnaiderman e Renato Janini Ribeiro, tradutores] São Paulo, Perspectiva, ed. Da Universidade de São Paulo, 1973.

FERREIRA, Margarida Lemos. Entre a ausência e a presença: o papel da rasura na transformação de significado. 2017. 116f. (Trabalho de projecto - Mestrado em Arte Multimédia), Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas Artes – Lisboa, 2017.

FOUCAULT, Michel. De outros espaços. Conferência proferida no Cercle d’Études Architecturales, em 14 de Março de 1967 (publicado igualmente em Architecturales, Movement, Continuité, 5, de 1984)

LEITE, L. S.; CABRAL, V. T.B. Educação de surdos e colonialidade do poder linguístico. Letras & Letras. Uberlândia. v.37. n. 2. jul-dez. 2021. ISSN 1981-5239. DOI: https://doi.org/ 10.14393/LL63-v37n2-2021-20

NOGUEIRA. Fernanda dos Santos. Intérprete educacional cosmopolita: práticas heterotópicas na relação com a comunidade surda, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, 2018.

Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

PRIBERAM, Dicionário. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/dist%C3%B3pico Acesso em dezembro de 2023.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes 2007.

QUADROS, Ronice Müller de. Libras: Linguística para o ensino superior.1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

SANTOS, Edvaldo. O sistema. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4ylCAnxeGNo>. Acesso: 01 jun. 2023.

WITKOSKI, Sílvia Andreis. Surdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 42 set./dez. 2009.

SKLIAR, C. B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, v. 3, 1998.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

VILANOVA, Natália de Almeida Simeão. “E NINGUÉM VAI TIRAR A LIBRAS DE MIM”: UMA ANÁLISE DE POEMA DE AUTORIA SURDA . Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–16, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6945. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6945. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS