A INVISIBILIDADE LGBTQIAPN+ NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM ESTUDO DA ARTE EM REVISTAS CIENTÍFICAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6920Palavras-chave:
currículo, Geografia, LGBTQIAPN+, formação docenteResumo
Objetivo geral realizar um estudo da arte sobre o debate LGBTQIAPN+ no currículo de Geografia, com foco nas principais revistas geográficas brasileiras. De forma mais específica, se buscou: a) identificar as produções acadêmicas publicadas que abordam a temática LGBTQIAPN+ no currículo de Geografia; b) analisar os direcionamentos temáticos e metodológicos presentes nesses estudos; e c) verificar se, e de que maneira, essas produções dialogam com os documentos oficiais da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho adota como caminho metodológico um estudo da arte, com abordagem qualitativa e caráter descritivo, sobre a presença do debate LGBTQIAPN+ no currículo de Geografia. tem-se como resultados que a ausência de publicações não implica a inexistência de experiências ou práticas em sala de aula voltadas à diversidade sexual, mas sim uma falta de sistematização e valorização dessas iniciativas no meio acadêmico, foram encontrados apenas dois artigos sobre a temática central. Conclui-se, pesquisa contribua para ampliar o debate sobre o ensino de Geografia e a inclusão de temáticas LGBTQIAPN+ no currículo escolar de Geografia. Além disso, que incentive outros trabalhos a explorarem essa temática a partir de diferentes recortes, territórios e práticas, fomentando um campo ainda incipiente, mas absolutamente necessário.
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