ETNOGRAFIA DA MÚSICA E DECOLONIALIDADE: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6911Palabras clave:
Etnografia, Etnomusicologia, Decolonialidade, Extensão universitáriaResumen
O curso de extensão "Etnografia da música: práticas, escritas e reflexões decoloniais", promovido pela Universidade Federal do Piauí, documentou práticas musicais da cidade de Teresina sob uma perspectiva decolonial. A iniciativa aproximou o conhecimento acadêmico das dinâmicas socioculturais, promovendo diálogos interculturais e habilidades de escrita etnográfica. O curso estruturou-se em três frentes: etnográfica, reflexiva e decolonial; dimensões que trataram, respectivamente, da documentação e análise das práticas musicais locais, de leituras e discussões teóricas e de crítica aos paradigmas eurocêntricos. Nesse sentido, encontramos embasamento teórico nas propostas de Anthony Seeger, Clifford Geertz, Aníbal Quijano e Edilberto Fonseca. Como resultado, foi realizada a documentação de oito práticas musicais que serão brevemente apresentadas nesse texto. Finalmente, destacamos a importância de uma abordagem etnográfica e decolonial, que não apenas documente, mas também promova a inclusão e a representatividade das diversidades culturais.
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