ETNOGRAFIA DA MÚSICA E DECOLONIALIDADE: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6911

Palabras clave:

Etnografia, Etnomusicologia, Decolonialidade, Extensão universitária

Resumen

O curso de extensão "Etnografia da música: práticas, escritas e reflexões decoloniais", promovido pela Universidade Federal do Piauí, documentou práticas musicais da cidade de Teresina sob uma perspectiva decolonial. A iniciativa aproximou o conhecimento acadêmico das dinâmicas socioculturais, promovendo diálogos interculturais e habilidades de escrita etnográfica. O curso estruturou-se em três frentes: etnográfica, reflexiva e decolonial; dimensões que trataram, respectivamente, da documentação e análise das práticas musicais locais, de leituras e discussões teóricas e de crítica aos paradigmas eurocêntricos. Nesse sentido, encontramos embasamento teórico nas propostas de Anthony Seeger, Clifford Geertz, Aníbal Quijano e Edilberto Fonseca. Como resultado, foi realizada a documentação de oito práticas musicais que serão brevemente apresentadas nesse texto. Finalmente, destacamos a importância de uma abordagem etnográfica e decolonial, que não apenas documente, mas também promova a inclusão e a representatividade das diversidades culturais.

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Biografía del autor/a

Renan Moretti Bertho, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Etnomusciólogo, flautista e educador musical. Prof. Adjunto no Dep. de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio de pesquisa na School of music da University College Dublin (UCD/Irlanda), sob orientação de Thérèse Smith. Possui mestrado em Música (com ênfase em etnomusicologia) pela Unicamp (2015) e graduação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2008). Possui experiência como professor de música para educação infantil, ensino médio e ensino superior nas modalidades presencial e EAD. Atuou como professor do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professor formador na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desde 2007 atua como flautista em grupos de choro e samba tendo se apresentado em importantes festivais, como a Virada Cultural Paulista, o Brasil Instrumental e o Chorando Sem Parar. Integrou a equipe de pesquisadores do projeto temático "Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia", coordenado por Suzel Ana Reily onde desenvolveu a pesquisa "Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista" (bolsa FAPESP). Foi 2 Tesoureiro da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET gestão 2017/2019) e foi parte do conselho fiscal dessa mesma associação na gestão 2020/2021. (Texto informado pelo autor)

João Batista Rodrigues Cruz Compagnon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Professor efetivo de Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. MESTRE em Artes - área de música pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Musicoterapia pela Facuminas, Especialista em Neurociências com Ênfase em Educação Musical, Especialista em Contação de Histórias e Musicalização na Educação Infantil e Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC DR Bahia. Graduado em Ed. Artística com habilitação em MÚSICA pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. É PESQUISADOR integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais, Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima UFRR/CNPq, no qual desenvolve a pesquisa Formação de professores, narrativa (auto) biográfica, identidade e cultura. É MÚSICO PROFISSIONAL CROMB N 068111 e ATOR PROFISSIONAL DRT N 46214.002852. Atualmente também Ministra as disciplinas de Metodologia Científica, Projeto Integrador e Trabalho de Conclusão de Curso I e II nos cursos superiores de Biologia e Administração. Membro da International Musicological Society (IMS) sob o número de registro n. 8443/2020 e membro da International Society for Music Education, registrado na ISME desde 23 de abril de 2020. Membro do COLEGIADO do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do Conselho Superior do IFPI (CONSUP), membro do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais (NAPNE). Foi professor de Música na Universidade Federal de Roraima - UFRR; professor de Música no Conservatório da Escola Estadual de Música de Roraima, professor de Música pelo Serviço Social do Comércio - SESC e professor de Música pelo Serviço Social da Indústria - SESI. (Texto informado pelo autor)

Igor de Sousa Soares, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor de Música, Compositor e Arranjador. Se formou em Licenciatura em Música na Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2025-09-01

Cómo citar

BERTHO, Renan Moretti; COMPAGNON, João Batista Rodrigues Cruz; SOARES, Igor de Sousa. ETNOGRAFIA DA MÚSICA E DECOLONIALIDADE: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–18, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6911. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6911. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS