O QUE MUDOU? COMPARANDO MULTICULTURALMENTE AS DCN’S PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMULGADAS EM 2002, 2015 E 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6724

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores para a Educação Básica, Multiculturalismo, Análise documental, Educação Básica, Formação de Professores, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente estudo busca comparar e analisar criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (DCNFPEB), promulgadas nos anos de 2002, 2015 e 2019, sob uma perspectiva multicultural. Considerando que o enfrentamento aos diferentes tipos de preconceitos e de discriminações constitui um dos grandes desafios da educação contemporânea — e que as DCNFPEB têm potencial para influenciar diretamente as práticas docentes em sala de aula —, torna-se pertinente investigar de que maneira as questões relacionadas ao trato das diferenças culturais perpassam tais documentos. Para tanto, foi realizada uma análise documental com o objetivo de identificar potenciais multiculturais presentes nas DCNFPEB, ou seja, quaisquer menções — implícitas ou explícitas, positivas ou negativas — acerca das diferenças culturais. Como resultado, concluiu-se que as DCNFPEB de 2002 e 2019 se mostram tímidas quanto ao tratamento das diferenças, enquanto a DCN de 2015 se destaca por apresentar uma abordagem mais completa e inovadora sobre a temática. Possíveis razões para essas distinções são discutidas ao longo do texto.

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Biografia do Autor

Késia Cosendey Sindra Mescolin dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa "Inclusão, Ética e Interculturalidade". É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Especial Inclusiva. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia Organizacional. Especialista em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica. É pesquisadora nas áreas da educação inclusiva e trabalha, principalmente, com os campos da educação especial, acessibilidade curricular e desenho universal para a aprendizagem. Tem experiência na educação básica em docência no ensino regular e no atendimento educacional especializado e em supervisão pedagógica (coordenação). Atualmente é pedagoga no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais (NAI-UFMG).

Renan Santiago de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor e mestre em Educação pela UFRJ. Mestre em Ensino das P´ráticas Musicais e licenciado em Pedagogia pela UNRIO. Graduado em Música pelo CBM-CEU. Atualmente, é professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, do Colégio Anglo-Americano e do Mestrado em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO.

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

SANTOS, Késia Cosendey Sindra Mescolin dos; SOUSA, Renan Santiago de. O QUE MUDOU? COMPARANDO MULTICULTURALMENTE AS DCN’S PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMULGADAS EM 2002, 2015 E 2019. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–17, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6724. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6724. Acesso em: 5 dez. 2025.

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Seção

ARTIGOS