PAISAGEM SONORA: CONCEITO, HISTÓRIA E USOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5496Palavras-chave:
Paisagem sonora, Ensino de artes, Escola básicaResumo
Partindo das preocupações de como um professor sem formação musical pode apropriar-se e trabalhar da linguagem musical na escola básica, o presente texto propõe rever as ideias de paisagem sonora, apoiado nas leituras e reflexões de Schafer (2001; 2009; 2011), que foi pioneiro nos estudos sobre a paisagem sonora voltada para o campo musical, e demais autores. O artigo, de caráter ensaístico e teórico, aborda sua conceituação, contextualização histórica e uso na educação musical. Através do entendimento sobre as mudanças que as paisagens (sonoras ou não) tiveram ao longo dos anos, assim como o conceito do que é música, concretiza-se a ampliação das possibilidades do uso do som na prática educativa, ao refletir e adotar estratégias acordes à formação e ao contexto sonoro do professor e dos alunos. Desta forma, conclui-se que o trabalho com as paisagens sonoras na escola básica parece ser uma alternativa didática viável para trabalhar a linguagem musical, em consonância com a BNCC, por professores sem (e com) formação específica em música.
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