PERFIL DAS SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO SOCIOECONÔMICO DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5451

Palavras-chave:

Ensino Médio integrado, Cursos técnicos, Auxílios socioeconômicos

Resumo

A oferta de auxílios é uma das estratégias utilizadas pelas instituições de ensino para contribuir com aqueles estudantes com vulnerabilidades socioeconômicas, em especial no contexto dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Por meio da condução de um estudo de caso no âmbito do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), este artigo apresenta o perfil das solicitações de auxílios feitas por estudantes desses cursos utilizando dados reais do sistema informatizado gerenciador dos processos seletivos da Assistência Estudantil. O perfil elaborado permitiu verificar que a maioria das solicitações é feita por estudantes do gênero feminino, cor parda, residem com os pais em imóveis próprios na mesma cidade do Campus, ingressaram por meio de ações afirmativas e recebem bolsas de R$200,00.

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Biografia do Autor

Eduardo Cardoso Melo, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Bacharelado em Ciência da Computação pela Unifran (2022), Especialização em Engenharia de Software pela UFLA (2010), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Pitágoras (2013), Especialização em Docência pelo IFMG (2020), Mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2007) e Mestrado em Ciência da Computação pela UFSJ (2022). Atualmente cursa Doutorado em Gestão & Organização do Conhecimento na UFMG e atua como Professor do Instituto Federal de Minas Gerais no Campus Bambuí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, banco de dados, linguagens de programação, desenvolvimento web e para dispositivos móveis.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

MELO, Eduardo Cardoso. PERFIL DAS SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO SOCIOECONÔMICO DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–15, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5451. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5451. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS