PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI - 2009/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5377

Palavras-chave:

CAFS, Curso de Pedagogia, Egressos, Perfil

Resumo

O presente texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia - CAFS-UFPI, que teve como objetivo analisar o perfil socioeconômico, profissional e formativo dos egressos do CL em Pedagogia do CAFS/UFPI, entre 2009 e 2019. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com uma abordagem quantiqualitativa sob a técnica de análise de conteúdo. Referências básicas: CORRÊA (2022), MARIANO (2006), PDI/UFPI (2020/2024), BARDIN (2016), SELLTIZ (1967), entre outras. A coleta de dados foi realizada através de questionário com perguntas abertas e fechadas enviadas a 378 egressos que fizeram o curso de 2013.1 a 2019.4. Destes egressos, 60 devolveram os questionários respondidos. Os resultados/conclusões são: maioria é do sexo feminino, solteiras/os sem filhos e na faixa etária entre 18 e 35 anos; 54 egressos ganham na faixa de 1 até 5 salários mínimos e maioria tem origem social rural; maioria não trabalhava ao ingressar no curso, hoje 54 estão trabalhando; maioria continuou/continua estudando pós-graduação, latu e stricto sensu; maioria está satisfeita com o curso ao qual atribui conceitos de ótimo e bom; sugestões: fortalecer teoria-prática na atuação docente, formação continuada, ampliação de eventos de ensino, pesquisa, extensão, dentre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo do Nascimento Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2001), Especialização em Educação e Movimentos Sociais (NEP 13 de Maio - educação em espaços não escolares) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2008), com foco na Expansão do Ensino Superior Privado no Piauí. Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em 2019 (Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3902). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS/Floriano, da área de Fundamentos Sociológicos da Educação. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE/UFPI, com estudos em políticas de educação superior.

Maria da Penha Feitosa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em licenciatura plena em história pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2000), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Baixo Parnaíba (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG/UFU (2019). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Federal do Piauí, membra do Conselho do Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS e do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia do CAFS.É membra do NUPPEGE - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas e Gestão da Educação - CCE/DEFE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: história da educação e política educacional, universidade e ensino superior. 

Paulo Ricardo de Sousa Batista, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciado em Pedagogia (UFPI). Floriano, Piauí, Brasil

Referências

ANDRÉ, Marli. Inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência. Reunião Nacional da ANPED. São Luiz, 2017.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação diagnóstica dos egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da UFC. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, vol. 11, nº 4, novembro de 2006, Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/952. Acesso em:

ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio; NUNES, Célia Maria Fernandes; LUCINDO, Nilzilene Imaculada. Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial. Rev @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240-258 maio/ago. 2018. 2 https://doi.org/10.26843/ae19828632v11n22018p241a59

BATISTA, Paulo Ricardo de Sousa; JUNIOR, Weliton Campelo Rodrigues; VIEIRA, Ariadenes Beatriz. Trabalhadores-estudantes do Curso de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS/UFPI: uma breve análise de suas condições de trabalho e estudo. IV Semana de Educação do Curso de Pedagogia CAFS/UFPI. Floriano, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Tradução: Luiz Antônio Reto, Augusto Pinheiro. Edições 70. São Paulo, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. CONAES. Avaliação externa de instituições de educação superior: Diretrizes e instrumento. Brasília, novembro, 2005.

CARVALHO, Geraldo do Nascimento. Programas de expansão e reestruturação das universidades federais: uma análise da UFPI no período de 2003 a 2016. 2019. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

CHRISTOV, Luiza Helena da silva. Coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2003.

CORRÊA, Carla Patrícia Quintanilha. Egressos de um curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.30, n.114, p. 161-181, jan./mar. 2022. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902335

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; ANTUNES, Fátima Ferreira. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, n. 86, São Paulo, 1993. p. 5-14. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/934 Acesso em:

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, Dec. 2016. p. 534-551. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Glaucia Signorelli de Queiroz. Inserção profissional de egressos do PIBID: desafios e aprendizagens no início da docência. 2016. 243 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

LINS, Livia Maria Montenegro. A importância da disciplina de Libras para a formação do pedagogo. João Pessoa: UFPB, 2017.

MARTINS, Gilberto de Andrade; LOUSADA, Ana Cristina Zenha. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de ciências contábeis. Rev. Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 37, 2004. PAG 73 – 84. https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto Político-Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia do Campus Amilcar Ferreira Sobral - UFPI. PPC. Floriano, 2011. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Floriano/Pedagogia_Floriano/PPC_PEDAGOGIA_-_201120190111103034.pdf Acesso em:

NETO, João Hallak; NAMIR, Katia; KOZOVITS, Luciene. Setor e emprego informal no Brasil: análise dos resultados da nova série do sistema de contas nacionais–2000/07. Economia e Sociedade, v. 21, n. 1, São Paulo, 2012. PAG. 93-113. https://doi.org/10.1590/S0104-06182012000100004

PAPPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professores Iniciantes: As Pesquisas e suas bases teórico metodológicas. Linhas Críticas, vol. 15, n. 29, Campinas, 2009, p. 251-269. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. Cortez Editora, São Paulo, 1999, p. 15-34.

REILY, Lucia. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. 3 ed: Papirus Editora, São Paulo, 2008.

SELLTIZ, Claire. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, EDUSP, 1967.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Pró-Reitoria de Planejamento. Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional. Acompanhamento do egresso. Londrina, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Plano de Desenvolvimento Institucional. PDI 2020-2024. Teresina, 2020. Disponível em: https://pdi.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/08/PDI_v4rev.pdf Acesso em:

UOL. SISU na UFPI. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/sisu-na-ufpi.htm Acesso em:

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

CARVALHO, Geraldo do Nascimento; FEITOSA, Maria da Penha; DE SOUSA BATISTA, Paulo Ricardo. PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI - 2009/2019. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–21, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5377. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5377. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS