PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI - 2009/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5377

Palavras-chave:

CAFS, Curso de Pedagogia, Egressos, Perfil

Resumo

O presente texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia - CAFS-UFPI, que teve como objetivo analisar o perfil socioeconômico, profissional e formativo dos egressos do CL em Pedagogia do CAFS/UFPI, entre 2009 e 2019. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com uma abordagem quantiqualitativa sob a técnica de análise de conteúdo. Referências básicas: CORRÊA (2022), MARIANO (2006), PDI/UFPI (2020/2024), BARDIN (2016), SELLTIZ (1967), entre outras. A coleta de dados foi realizada através de questionário com perguntas abertas e fechadas enviadas a 378 egressos que fizeram o curso de 2013.1 a 2019.4. Destes egressos, 60 devolveram os questionários respondidos. Os resultados/conclusões são: maioria é do sexo feminino, solteiras/os sem filhos e na faixa etária entre 18 e 35 anos; 54 egressos ganham na faixa de 1 até 5 salários mínimos e maioria tem origem social rural; maioria não trabalhava ao ingressar no curso, hoje 54 estão trabalhando; maioria continuou/continua estudando pós-graduação, latu e stricto sensu; maioria está satisfeita com o curso ao qual atribui conceitos de ótimo e bom; sugestões: fortalecer teoria-prática na atuação docente, formação continuada, ampliação de eventos de ensino, pesquisa, extensão, dentre outras.

Biografia do Autor

Geraldo do Nascimento Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2001), Especialização em Educação e Movimentos Sociais (NEP 13 de Maio - educação em espaços não escolares) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2008), com foco na Expansão do Ensino Superior Privado no Piauí. Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em 2019 (Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3902). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS/Floriano, da área de Fundamentos Sociológicos da Educação. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE/UFPI, com estudos em políticas de educação superior.

Maria da Penha Feitosa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em licenciatura plena em história pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2000), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Baixo Parnaíba (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG/UFU (2019). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Federal do Piauí, membra do Conselho do Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS e do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia do CAFS.É membra do NUPPEGE - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas e Gestão da Educação - CCE/DEFE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: história da educação e política educacional, universidade e ensino superior. 

Paulo Ricardo de Sousa Batista, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciado em Pedagogia (UFPI). Floriano, Piauí, Brasil

Referências

ANDRÉ, Marli. Inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência. Reunião Nacional da ANPED. São Luiz, 2017.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação diagnóstica dos egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da UFC. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, vol. 11, nº 4, novembro de 2006, Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/952. Acesso em:

ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio; NUNES, Célia Maria Fernandes; LUCINDO, Nilzilene Imaculada. Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial. Rev @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240-258 maio/ago. 2018. 2 https://doi.org/10.26843/ae19828632v11n22018p241a59

BATISTA, Paulo Ricardo de Sousa; JUNIOR, Weliton Campelo Rodrigues; VIEIRA, Ariadenes Beatriz. Trabalhadores-estudantes do Curso de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS/UFPI: uma breve análise de suas condições de trabalho e estudo. IV Semana de Educação do Curso de Pedagogia CAFS/UFPI. Floriano, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Tradução: Luiz Antônio Reto, Augusto Pinheiro. Edições 70. São Paulo, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. CONAES. Avaliação externa de instituições de educação superior: Diretrizes e instrumento. Brasília, novembro, 2005.

CARVALHO, Geraldo do Nascimento. Programas de expansão e reestruturação das universidades federais: uma análise da UFPI no período de 2003 a 2016. 2019. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

CHRISTOV, Luiza Helena da silva. Coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2003.

CORRÊA, Carla Patrícia Quintanilha. Egressos de um curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.30, n.114, p. 161-181, jan./mar. 2022. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902335

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; ANTUNES, Fátima Ferreira. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, n. 86, São Paulo, 1993. p. 5-14. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/934 Acesso em:

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, Dec. 2016. p. 534-551. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Glaucia Signorelli de Queiroz. Inserção profissional de egressos do PIBID: desafios e aprendizagens no início da docência. 2016. 243 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

LINS, Livia Maria Montenegro. A importância da disciplina de Libras para a formação do pedagogo. João Pessoa: UFPB, 2017.

MARTINS, Gilberto de Andrade; LOUSADA, Ana Cristina Zenha. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de ciências contábeis. Rev. Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 37, 2004. PAG 73 – 84. https://doi.org/10.1590/S1519-70772005000100006

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto Político-Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia do Campus Amilcar Ferreira Sobral - UFPI. PPC. Floriano, 2011. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Floriano/Pedagogia_Floriano/PPC_PEDAGOGIA_-_201120190111103034.pdf Acesso em:

NETO, João Hallak; NAMIR, Katia; KOZOVITS, Luciene. Setor e emprego informal no Brasil: análise dos resultados da nova série do sistema de contas nacionais–2000/07. Economia e Sociedade, v. 21, n. 1, São Paulo, 2012. PAG. 93-113. https://doi.org/10.1590/S0104-06182012000100004

PAPPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professores Iniciantes: As Pesquisas e suas bases teórico metodológicas. Linhas Críticas, vol. 15, n. 29, Campinas, 2009, p. 251-269. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. Cortez Editora, São Paulo, 1999, p. 15-34.

REILY, Lucia. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. 3 ed: Papirus Editora, São Paulo, 2008.

SELLTIZ, Claire. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, EDUSP, 1967.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Pró-Reitoria de Planejamento. Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional. Acompanhamento do egresso. Londrina, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Plano de Desenvolvimento Institucional. PDI 2020-2024. Teresina, 2020. Disponível em: https://pdi.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/08/PDI_v4rev.pdf Acesso em:

UOL. SISU na UFPI. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/sisu-na-ufpi.htm Acesso em:

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

CARVALHO, Geraldo do Nascimento; FEITOSA, Maria da Penha; DE SOUSA BATISTA, Paulo Ricardo. PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI - 2009/2019. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–21, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5377. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5377. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS