NAVEGANDO OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: INSIGHTS DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO, FAMÍLIA, ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E ACESSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5055Palavras-chave:
Formação de Professores, Inclusão Escolar, Multidisciplinaridade, Políticas educacionais, AcessibilidadeResumo
A inclusão escolar, no Brasil, enfrenta uma série de desafios que precisam ser abordados para promover uma educação de qualidade para todos os estudantes. Este artigo explora os desafios enfrentados pela inclusão escolar no Brasil, com ênfase na formação de professores, envolvimento da família, atuação multidisciplinar e questões de acessibilidade. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, este estudo se baseou nos resultados obtidos, pela aplicação da metodologia de análise de conteúdo em questionários respondidos por 153 professores de educação básica de várias regiões do país. Estes resultados indicam que a capacitação docente é fundamental, assim como o apoio e envolvimento das famílias. Além disso, a atuação multidisciplinar é crucial para o sucesso da inclusão, assim como a adequação das estruturas escolares. O artigo conclui ressaltando a importância de políticas públicas eficazes e um comprometimento coletivo para enfrentar esses desafios.
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