ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: PESQUISA E PRODUÇÃO DE UM RECURSO EDUCATIVO SOBRE DATAS COMEMORATIVAS COM PERSPECTIVA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5025Palavras-chave:
Datas comemorativas, Decolonialidade, Ensino de História, História afro-brasileira, História indígena, anos iniciaisResumo
Este artigo apresenta o processo de concepção e desenvolvimento de um recurso educativo para a disciplina de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado a partir de pesquisa por amostragem com 47 professores, via questionário do Google Forms, no âmbito de um programa de Mestrado Profissional em Educação. Ao buscar apreender as concepções e práticas docentes, esta investigação indicou que o ensino de História apresenta dificuldades relacionadas ao excesso de conteúdos programáticos dos currículos oficiais, à insegurança de se trabalhar com determinadas temáticas, bem como à escassez de materiais didáticos lúdicos, dinâmicos e que respondam aos imperativos do contexto tecnológico. Em consideração a esses dados, foi elaborado como recurso educativo um e-book com sequências didáticas sobre datas comemorativas, visto sua presença na cultura escolar e a prevalência de abordagens estereotipadas e heroicizadas dos agentes e acontecimentos históricos. Este produto encontra-se afinado com os pressupostos dos campos epistemológicos do pensamento decolonial, da Didática da História e da Educação Histórica, os quais evidenciam estratégias, finalidades, temáticas e metodologias mais adequadas ao ensino de História para crianças.
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