ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: PESQUISA E PRODUÇÃO DE UM RECURSO EDUCATIVO SOBRE DATAS COMEMORATIVAS COM PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5025

Palavras-chave:

Datas comemorativas, Decolonialidade, Ensino de História, História afro-brasileira, História indígena, anos iniciais

Resumo

Este artigo apresenta o processo de concepção e desenvolvimento de um recurso educativo para a disciplina de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado a partir de pesquisa por amostragem com 47 professores, via questionário do Google Forms, no âmbito de um programa de Mestrado Profissional em Educação. Ao buscar apreender as concepções e práticas docentes, esta investigação indicou que o ensino de História apresenta dificuldades relacionadas ao excesso de conteúdos programáticos dos currículos oficiais, à insegurança de se trabalhar com determinadas temáticas, bem como à escassez de materiais didáticos lúdicos, dinâmicos e que respondam aos imperativos do contexto tecnológico. Em consideração a esses dados, foi elaborado como recurso educativo um e-book com sequências didáticas sobre datas comemorativas, visto sua presença na cultura escolar e a prevalência de abordagens estereotipadas e heroicizadas dos agentes e acontecimentos históricos. Este produto encontra-se afinado com os pressupostos dos campos epistemológicos do pensamento decolonial, da Didática da História e da Educação Histórica, os quais evidenciam estratégias, finalidades, temáticas e metodologias mais adequadas ao ensino de História para crianças.

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Biografia do Autor

Pablo Luiz de Oliveira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado IV do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FaE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde trabalha desde março de 2010. Na graduação leciona disciplinas de Ensino de História nos cursos de História/Licenciatura, Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) e Pedagogia/Licenciatura. Na pós-graduação, atua no curso de Mestrado Profissional (Promestre-FaE/UFMG), na linha de pesquisa em Educação, ensino e humanidades. Foi professor adjunto no Depto. de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), entre 2009 e 2010, e professor substituto no Depto. de História da UFMG em 2003-2004 e em 2008-2009. É pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh/FaE/UFMG), do Núcleo de Estudos sobre Pensamento Complexo (NEPCOM) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Histórica, Museal e Científica (GEEMC). É autor dos livros "Ferrovia, sociedade e cultura, 1850-1930" (2009) e "Marca de fogo: quilombos, resistência e a política do medo, Minas Gerais, século XVIII" (2016). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Connecticut College e na Rice University, EUA, sobre ensino de história indígena, em 2018. 

Elaine Costa Aguiar, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa Educação, Ensino e Humanidades (2021). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei (2019) e em Ciência das Religiões pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2007). Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professora desde 2006, com atuação em diferentes segmentos: Ensino Fundamental, Ensino Médio, PROJOVEM Urbano, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professoras e Professores. Atualmente é professora de História nas Redes Municipais de Contagem/MG e de Belo Horizonte/MG. Tem interesse nas áreas de Educação, História, Ensino de História, Consciência Histórica e uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação escolar. 

Ana Paula Giavara, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE da Faculdade de Educação - FaE da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na área de ensino de História. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Universidade Estadual Paulista - UNESP, na linha de pesquisa "Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais". Possui Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP. Como pesquisadora, atua nas áreas de Ensino de História e Políticas Curriculares para a disciplina de História. É vice-líder e pesquisadora do Grupo Historicamente: História, Ensino e Aprendizagem da FaE / UFMG. 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

LIMA, Pablo Luiz de Oliveira; AGUIAR, Elaine Costa; GIAVARA, Ana Paula. ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: PESQUISA E PRODUÇÃO DE UM RECURSO EDUCATIVO SOBRE DATAS COMEMORATIVAS COM PERSPECTIVA DECOLONIAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5025. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5025. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS