A imprensa como fonte na pesquisa sobre história das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2570Palavras-chave:
História da Educação, História das Mulheres , ImprensaResumo
A historiografia da Educação brasileira apresenta uma diversidade de fontes históricas, sendo a imprensa aqui, eleita como arquivo principal para análise. No presente artigo, a intenção é lançar luz sobre a imprensa como fonte na operação historiográfica em pesquisas na área de História da Educação, bem como traçar um breve panorama da história da imprensa no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, ancorada nos pressupostos teóricos da história das mulheres no Brasil (SOHIET&PEDRO, 2007) e da imprensa (MARTINS & LUCA, 2013; VIEIRA,2007) na história da História da Educação . A abordagem apresentada neste trabalho permitiu a reflexão acerca das implicações pertinentes a operação historiográfica com a imprensa, bem como possibilitou a compreensão de que a imprensa traz inscrita em seus discursos elementos históricos que, proporcionam o entendimento dos debates ocorridos na sociedade, principalmente no tocante a história das mulheres.
Referências
ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. 1ª ed. Porto Alegre: Editora Letra 1, 2021.
BURKER, Peter. Os fundadores: Lucien Febvre e Marc Bloc. In: A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. 3ª edição. São Paulo: UNESP, 1992.
BURKER, Peter. O que é história cultural? Tradução: Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações.
Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 2002.
GONÇALVES, Andréa Lisly. História e gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIMEIRA, Aline de Morais. Impressos: veículos de publicidades, fontes para História da Educação. Cadernos de História da Educação – v. 11, n. 2 – jul./dez. 2012.
MARTINS, Ana Luiza. LUCA, Tania Regina de. (org). História da imprensa no Brasil. São Paulo, Contexto, 2013.
OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de (Org.). Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autência, 2007.
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008
Revista da Semana, 20 de maio de 1900.
Revista da Semana, 27 de junho de 1931.
Revista da Semana, 11 de julho de 1931
SOIHET, Rachel. PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História, v. 27, p. 281-300, 2007.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de (Org.). Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autência, 2007. P.11-40.