A imprensa como fonte na pesquisa sobre história das mulheres

Autores

  • Carla Bispo Azevedo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2570

Palavras-chave:

História da Educação, História das Mulheres , Imprensa

Resumo

A historiografia da Educação brasileira apresenta uma diversidade de fontes históricas, sendo a imprensa aqui, eleita como arquivo principal para análise. No presente artigo, a intenção é lançar luz sobre a imprensa como fonte na operação historiográfica em pesquisas na área de História da Educação, bem como traçar um breve panorama da história da imprensa no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, ancorada nos pressupostos teóricos da história das mulheres no Brasil  (SOHIET&PEDRO, 2007) e da imprensa (MARTINS & LUCA, 2013; VIEIRA,2007) na história da História da Educação . A abordagem apresentada neste trabalho permitiu a reflexão acerca das implicações pertinentes a operação historiográfica com a imprensa, bem como possibilitou a compreensão de que a imprensa traz inscrita em seus discursos elementos históricos que, proporcionam o entendimento dos debates ocorridos na sociedade, principalmente no tocante a  história das mulheres.

 

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

AZEVEDO, Carla Bispo. A imprensa como fonte na pesquisa sobre história das mulheres. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01–15, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2570. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2570. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO