Entre álbuns e bordados: lembranças e histórias

Autores

  • Rosana Gomes dos Santos Rocha Uerj

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2555

Palavras-chave:

bordados, arquivos, saber-fazer, Memória

Resumo

Nesse artigo, pretende-se demonstrar a relevância dos arquivos do Acervo Nina Sargaço, que reúne materiais relacionados às práticas têxteis e aos ofícios de agulha e linha do país.  Entre eles, álbuns de amostras do ensino de corte e costura e pontos de bordados que figuraram em escolas e cursos de ensino da respectiva atividade,  na segunda metade do século XX no Brasil.

 

Referências

ALMEIDA, D. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Porto Alegre: Editora Letra1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21826/9786587422077 CUNHA, Maria Teresa Santos.

CUNHA, M. (Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente. São Paulo: Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.

FONSECA, C. A escola ativa e os trabalhos manuais. Biblioteca de Educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1929

FOUCAULT, M. Ditos & Escritos II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

GUIMARÃES, l. Colecionismo e lugares de memória, In: MAGALHÃES, A e BEZERRA, R. (org) Coleções e Colecionadores. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2012, p. 228-233.

IPHAN. Dossiê Iphan: Modo de Fazer Renda Irlandesa, tendo como referência o ofício em Divina Pastora. Brasília, DF: Iphan, 2014.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014

KUSSA, Ida. Trabalhos Manuais como disciplina escolar. Rio de Janeiro: H.Santiago. Acesso em: 16 jul 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br /handle/1234567891. /163377?show=full> . Acesso em: 3 mar.2019.

LOURENÇO FILHO, M.. Prefácio. In: FONSECA, C. A escola ativa e os trabalhos manuais. Biblioteca de Educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1929, p. 5-10.

LE GOFF, J.. História e Memória. Campinas, SP: Unicamp, 1992.

LIMA, R.. Alagoas Rendeira. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2004.

_________.Fazer renda é trocar bilro. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2018.

MENESES, U. Anexo 1- Parecer do Relator. In: DOSSIÊ IPHAN. Modo de Fazer Renda Irlandesa, tendo como referência o ofício em Divina Pastora. Brasília, DF: Iphan, 2014, p. 154-163.

MIGNOT, A. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Alvaro Alberto. Bragança Paulista: CDAPH.: Série Memória, 2002.

___________. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma pioneira. In: MIGNOT, A.; BASTOS, M.; CUNHA, M. (org). Refúgios do Eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.

SARGAÇO, N. Entrevista. São Paulo. 2019.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

GOMES DOS SANTOS ROCHA, Rosana. Entre álbuns e bordados: lembranças e histórias. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01–12, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2555. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2555. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO