Entre álbuns e bordados: lembranças e histórias
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2555Palavras-chave:
bordados, arquivos, saber-fazer, MemóriaResumo
Nesse artigo, pretende-se demonstrar a relevância dos arquivos do Acervo Nina Sargaço, que reúne materiais relacionados às práticas têxteis e aos ofícios de agulha e linha do país. Entre eles, álbuns de amostras do ensino de corte e costura e pontos de bordados que figuraram em escolas e cursos de ensino da respectiva atividade, na segunda metade do século XX no Brasil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Porto Alegre: Editora Letra1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21826/9786587422077 CUNHA, Maria Teresa Santos.
CUNHA, M. (Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente. São Paulo: Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.
FONSECA, C. A escola ativa e os trabalhos manuais. Biblioteca de Educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1929
FOUCAULT, M. Ditos & Escritos II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense, 2000.
GUIMARÃES, l. Colecionismo e lugares de memória, In: MAGALHÃES, A e BEZERRA, R. (org) Coleções e Colecionadores. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2012, p. 228-233.
IPHAN. Dossiê Iphan: Modo de Fazer Renda Irlandesa, tendo como referência o ofício em Divina Pastora. Brasília, DF: Iphan, 2014.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014
KUSSA, Ida. Trabalhos Manuais como disciplina escolar. Rio de Janeiro: H.Santiago. Acesso em: 16 jul 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br /handle/1234567891. /163377?show=full> . Acesso em: 3 mar.2019.
LOURENÇO FILHO, M.. Prefácio. In: FONSECA, C. A escola ativa e os trabalhos manuais. Biblioteca de Educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1929, p. 5-10.
LE GOFF, J.. História e Memória. Campinas, SP: Unicamp, 1992.
LIMA, R.. Alagoas Rendeira. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2004.
_________.Fazer renda é trocar bilro. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2018.
MENESES, U. Anexo 1- Parecer do Relator. In: DOSSIÊ IPHAN. Modo de Fazer Renda Irlandesa, tendo como referência o ofício em Divina Pastora. Brasília, DF: Iphan, 2014, p. 154-163.
MIGNOT, A. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Alvaro Alberto. Bragança Paulista: CDAPH.: Série Memória, 2002.
___________. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma pioneira. In: MIGNOT, A.; BASTOS, M.; CUNHA, M. (org). Refúgios do Eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.
SARGAÇO, N. Entrevista. São Paulo. 2019.