Estudo Sobre Docência Ampliada Nos Processos De Ensino-Aprendizagem Brasileiros

Autores

  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i1.9106

Palavras-chave:

Formação docente inicial, Legislação Educacional Brasileira, Pedagogia Social, Pedagogia da Convivência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a ampliação do conceito de docência na formação inicial de professores em Licenciaturas. A partir da legislação brasileira (LDB de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos professores de 2015 e o Plano Nacional de Educação de Direitos Humanos de 2007) torna-se obrigatório a preparação dos indivíduos para atuação em espaços não escolares. Assim sendo, o campo teórico da Pedagogia Social se apresenta como espaços formativos para estudantes de licenciaturas, de maneira especial, a Pedagogia da Convivência de Xesús Jares (2007) que valoriza as relações sociais estabelecidas entre educador no processo de ensino-aprendizagem em ambientes não escolares.

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Publicado

2019-09-13

Como Citar

FERREIRA, Arthur Vianna. Estudo Sobre Docência Ampliada Nos Processos De Ensino-Aprendizagem Brasileiros. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 175–194, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i1.9106. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2475. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS