“Young, gifted and black”: representatividade e diversidade em Grey’s Anatomy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i2.9898

Palavras-chave:

Grey’s Anatomy, Série, Pedagogias, Representatividade, Diversidade

Resumo

Este texto procura analisar a representação da mulher negra na série Grey’s Anatomy, elegendo como foco principal a personagem Miranda Bailey, interpretada pela atriz estadunidense Chandra Wilson. Procura dialogar com as contribuições teóricas do pensamento feminista negro, no sentido de problematizar aspectos como a transcodificação da imagem (HALL, 2016) como um ato revolucionário, bem como, a construção de um olhar opositor da mulher negra (hooks, 2019) desde o olhar de Shonda Rhimes. O artigo procura indicar algumas possibilidades pedagógicas a partir da defesa de Grey’s Anatomy como lugar de diversidade e representatividade, estabelecida por Rhimes e sua tradução cultural sob sua perspectiva de Outsider Within.

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

RAUL, Jessica Mara; LIMA DA SILVA, Alexandra. “Young, gifted and black”: representatividade e diversidade em Grey’s Anatomy. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 40–59, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i2.9898. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2456. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO