A infância e a educação infantil no campo: como anda este diálogo?
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v2i1.10044Palavras-chave:
Educação Infantil do Campo, Infância, Saberes e PráticasResumo
A pesquisa intitulada A Infância e a Educação Infantil no Campo: como anda este diálogo? tem como objetivo central analisar como se encontra o diálogo entre a infância, os saberes e as práticas vivenciadas na Educação Infantil do Campo, partindo do seguinte questionamento: Existe uma relação efetiva e congruente entre a infância, os saberes e a prática pedagógica de Educação Infantil do Campo que assegure a qualidade do processo educativo e a formação do cidadão do campo? O estudo evidencia a infância, os marcos legais, destacando os percursos, os avanços e os entraves da legislação brasileira e das políticas públicas para a Educação Infantil do Campo revelando os percalços enfrentados para o desenvolvimento de uma prática pedagógica democrática e de qualidade que valorize a infância no campo. A pesquisa tem um caráter qualitativo, fundamentada na abordagem fenomenológica e no método etnográfico, tendo como opção metodológica o estudo de caso. Esta pesquisa teve como locus uma instituição educativa de um município baiano, situada no campo. Foram aplicados os instrumentos da observação, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Os dados coletados foram analisados através da interpretação da análise do conteúdo, apresentando resultados significativos para o desenvolvimento da Educação Infantil do município e região. Os estudos e as reflexões realizadas possibilitaram afirmar que existe um diálogo tímido entre a infância, os saberes e as práticas pedagógicas, decorrentes da não implementação das políticas públicas, fator que compromete a qualidade e o desenvolvimento da Educação Infantil do Campo.
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