Infância Nos Caminhos Da Psicologia: Representações De Infância Psicologizada Na Revista Pais & Filhos (1968-1989)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v2i1.9871Palavras-chave:
Revista Pais & Filhos, Impressos Educativos, Representações de infância, Psicologia, Pais leitoresResumo
Este estudo, de caráter histórico e documental, visa compreender de que forma a revista mensal Pais & Filhos contribuiu para a produção e a divulgação de representações de uma dimensão de infância psicologizada na sociedade brasileira no período de 1968 a 1989, segundo perspectiva que tinha na Psicologia do Desenvolvimento e na Psicanálise suas bases científicas por excelência. O estudo das representações remete às práticas socioculturais que possibilitam, circunscrevem e determinam experiências de infância em um contexto histórico (CHARTIER, 2002; KUHLMANN JR.; FERNANDES, 2004). Em Pais & Filhos, constatou-se a presença da Psicologia do Desenvolvimento como discurso canônico sobre a infância, por meio de matérias, seções fixas e testes que apresentavam o processo de crescimento da criança em bases cronológicas. O tema da sexualidade infantil também se destacou pela divulgação de modos de “fazer falar o sexo” (FOUCAULT, 2009), exemplificado pela frequência do discurso especializado que visava explicar o desenvolvimento afetivo e sexual das crianças tendo os estudos de Freud, Klein e Winnicott como referências predominantes. Pais & Filhos atuou como espaço pedagógico de formação dos pais-leitores, servindo de guia aparentemente confiável e especializado para a explicação dos comportamentos infantis. Espera-se, assim, que este estudo contribua para o campo de produção científica que tem as representações relativas à infância e à sua educação como foco, assim como para o campo de estudos da História da Educação que tem a imprensa periódica de ampla circulação como fonte privilegiada de pesquisa.
Referências
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 5. ed. – São Paulo: EDUC, 2014.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora UNESP (FEU), 2009.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002.
DEL PRIORE, Mary (Org.). História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 19ª edição, 2009.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. VII. Edição Standard brasileira. Traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
JOBIM E SILVA, Solange. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância In: KRAMER, Sonia e LEITE, Maria Isabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
JOLIBERT, Bernard. Sigmund Freud. Tradução: Elaine Teresinha Dias. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
KUHLMANN JR., Moysés; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (Org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 15-33.
NÓVOA, António. A imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. IN: CATANI, Denice Barbara; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.) Educação em revista: a imprensa pedagógica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.
PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Tudo ao mesmo tempo agora: considerações sobre a infância no presente. In: In: GONDRA, José Gonçalves. (Org.) História, Infância e Escolarização. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002, p. 152-167.
REVISTA PAIS & FILHOS. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 1, n. 5, jan. 1969, 132 p
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 4, n. 1, set. 1971, 148 p.
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 5, n. 5, jan. 1973, 100 p.
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 7, n. 7, mar. 1975, 116 p.
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 8, n. 1, set. 1975, 116 p.
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 13, n. 12, ago. 1981, 124 p.
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 16, n. 9, maio 1984, 124 p.
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 16, n. 12, ago. 1984, 124 p.
______. Rio de Janeiro: Bloch Editores, ano 18, n. 4, dez. 1985, 124 p.
RAPPAPORT, Clara Regina; FIORI, Wagner Rocha; DAVIS, Cláudia. Psicologia do desenvolvimento. Volume 1: conceitos fundamentais. São Paulo: Ed. EPU, 1981.
ROGOFF, Barbara. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Armed, 2005.
SANTOS, Liana Pereira Borba dos Santos. Infância e família em revista: Pais & Filhos (1968-1989). Tese (Doutorado em Educação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SANTOS, Liana Pereira Borba dos. “Mais que uma revista, um dicionário para os pais”: a revista Pais & Filhos e a imprensa transnacional para a família. Revista Brasileira de História da Educação, 19. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e079
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Infância e Psicologia: Marcos teóricos da compreensão do desenvolvimento da criança pequena. In: SARMENTO, Manuel, GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 62-81.