Debates sobre Jardins de Infância no Congresso de Instrução (Rio de Janeiro, 1883)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i1.9970

Palavras-chave:

Congresso de Instrução de 1883, História da educação, Infância, Jardim de infância

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as propostas de educação e escolarização de crianças com idade entre três e sete anos apresentadas para discussão no Congresso de Instrução, que seria realizado na cidade do Rio de Janeiro em 1883, contudo, por disputas políticas, o evento foi cancelado. Para fins de análise, selecionamos os pareceres que foram publicados pela Tipografia Nacional em 1884, que trataram e/ou abordaram a questão dos jardins de infância. Como aporte teórico e metodológico optamos seguir as proposições que levam em consideração os sujeitos como agentes da história, que pela experiência deram sentidos e significados para suas pautas de lutas e embates sociais. Por fim, embora o evento não tenha sido realizado, compreendemos que as discussões propostas para a educação e escolarização de crianças menores de sete anos pelo Congresso de Instrução é um marco da educação brasileira do século XIX, já que compõe a primeira discussão em escala nacional no qual os jardins de infância foram considerados como a primeira etapa da escolarização.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

MONÇÃO, Vinicius. Debates sobre Jardins de Infância no Congresso de Instrução (Rio de Janeiro, 1883). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 44–67, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i1.9970. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2420. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO