Representações da infância: discursos, narrativas e experiências educacionais
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v2i1.10278Resumo
Com vistas a investigar representações sociais de infância, sob diferentes aspectos metodológicos relevantes para a construção de uma operação historiográfica da educação, o dossiê Representações de infância: discursos, narrativas e experiências educacionais convida a comunidade acadêmica e científica para a publicação de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas à educação, à história, à cultura, às experiências que analisem a diversidade de propósitos educativos, em múltiplos espaços institucionalizados e não formais, que contribuíram para se pensar o debate de práticas de escolarização, de ideias pedagógicas, de formação e controle de conduta.
Tendo livros, jornais, revistas, legislações, estatutos e relatórios como fonte privilegiada de pesquisa, interessa dar luz ao debate e às experiências educacionais, promovidas em espaços plurais e disseminadas nos discursos e narrativas de agentes públicos e privados, em direção às representações de infância e aos projetos de educação pensados para cada uma delas.