O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO EM KARL JASPERS E SUAS RESSONÂNCIAS NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
da philia pedagógica à comunicabilidade ilimitada.
DOI:
https://doi.org/10.26694/ca.v4i7.4442Palavras-chave:
Hannah Arendt; Karl Jaspers; comunicação; filosofia da educação; filosofia política.Resumo
O presente artigo investiga o conceito de comunicação na obra de Karl Jaspers e suas ressonâncias no pensamento de Hannah Arendt a partir de uma relação pedagógica entre ambos e seus desdobramentos para uma amizade, que se estendeu ao longo da vida. Para tanto, será necessário analisar as considerações de Jaspers sobre o tema em dois momentos diferentes de sua obra e a posterior ressonância ativa destas considerações no pensamento de Arendt. Trata-se: 1) da parte relativa à comunicação no segundo volume de sua grande Filosofia (Segundo volume: Iluminação da Existência) onde consta a relação direta entre comunicação e existência e, 2) a ideia de comunicação ilimitada presente em Origem e meta da História, publicado em 1949. Pretendemos mostrar como segundo volume de Filosofia se revela nas obras arendtianas que lidam com a vita activa e tratam diretamente do espaço público enquanto lugar de pluralidade, aparência e discurso, bem como as obras finais da vida da autora que se ocupam da vita contemplativa, como é o caso específico de A vida do espírito. Além disso, tentaremos mostrar como o conceito de comunicação presente em Origem e meta da História, bem como seu cosmopolitismo como elemento importante para as considerações de Arendt sobre a faculdade de julgar.