TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO

EXPANSÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL EM TERESINA-PI

Authors

  • Marcos Gomes de Sousa Universidade Federal do Piauí

Keywords:

Escola de Tempo Integral, Matrículas, Teresina

Abstract

A implementação de escolas de tempo integral tem se consolidado como uma estratégia central nas políticas públicas educacionais do Brasil. Este artigo propõe apresentar uma breve discussão sobre o avanço das escolas de tempo integral na cidade de Teresina-PI. Ademais, discutir como se deu o processo de implementação das escolas de tempo integral no município, destacando suas vantagens no meio social. Foram realizados levantamentos documentais na Secretaria Estadual de Educação da cidade (SEDUC), dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (Censo escolar) e a Lei 14.640/2023, que implementou o Programa de Escolas de Tempo Integral, bem como pesquisas bibliográficas nas bases de dados Google Acadêmico e Portal de periódicos da CAPES. Tem-se como resultado que há avanços da implementação das escolas de tempo integral em Teresina, centradas em áreas periféricas da cidade, tais como a região Sul.  Entretanto, ainda que exista, desafios, como a necessidade de formação continuada dos professores, adequações físicas e o engajamento da comunidade escolar, os benefícios sociais são bastantes evidentes: redução da evasão escolar, fortalecimento de vínculos entre escolas e território, ampliação de horizontes formativos e maior proteção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Author Biography

Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Ensino de Geografia pela UFPI (PPGGEO/UFPI). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Published

2025-08-04