CONSTRUÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA JURÍDICA:

EMERGÊNCIA DE UM CAMPO PROFISSIONAL E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5569

Palabras clave:

Pedagogia Jurídica, Judiciário, Assessoramento Técnico, Equipes Interprofissionais

Resumen

RESUMO

A Pedagogia Jurídica é uma recente configuração da ciência pedagógica, em especial da Educação Não Escolar (ENE) nas instituições jurídicas (Severo; Zucchetti, 2021), enquanto campo profissional e do conhecimento científico em emergência no Brasil. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva sistematizar algumas construções teórico-conceituais, a partir do estudo bibliográfico das obras de referência sobre o tema (Melo; Santos, 2015; Silva; Silva, 2021; Bernardes, 2021; Amaral; Severo; Araújo, 2021). Apresentam-se elementos sócio-históricos, legais/normativos, epistemológicos, ontológicos, teóricos e práticos que têm fundamentado o desenvolvimento desse campo, com o olhar mais detido ao assessoramento técnico a magistrados(as) no Poder Judiciário. Tal percurso demonstrou que essa práxis da Pedagogia Jurídica se relaciona com saberes pedagógicos e jurídicos, sob uma perspectiva dialética, dialógica e interdisciplinar, com fins que se voltam essencialmente à formação humana, ao exercício da cidadania dos sujeitos envolvidos nas lides judiciais e à transformação de suas realidades.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

BERNADES, Cyntia. CONSTRUÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA JURÍDICA:: EMERGÊNCIA DE UM CAMPO PROFISSIONAL E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–25, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5569. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5569. Acesso em: 10 nov. 2024.