Trajetórias e experiências de pessoas não-binaries

Reflexões teóricas para a construção de uma agenda de pesquisa

Autores/as

Palabras clave:

Não-binariedade, Cisnormatividade, Trajetórias, Educação, Agenda de pesquisa

Resumen

Considerando os efeitos da cisnormatividade e do binarismo de gênero nos processos de construção identitária, bem como os altos índices de evasão escolar de pessoas trans no ensino básico, o baixo índice de pessoas trans no ensino superior e o papel das instituições educacionais no processo de produção e manutenção das normas de gênero, neste artigo, propõe-se a construção de uma agenda de pesquisa centrada na seguinte questão: que experiências sociais marca(ra)m as trajetórias educacionais de pessoas não-bináries? Na conjugação de debates sobre transidentidades e educação, desenvolve-se um exercício teórico-reflexivo que almeja justificar a importância de estudos sobre as especificidades das identidades não-bináries, com atenção especial às experiências educacionais de tais sujeitos.

Archivos adicionales

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Iabel Barbosa, I. . (2023). Trajetórias e experiências de pessoas não-binaries: Reflexões teóricas para a construção de uma agenda de pesquisa. Revista Zabelê, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/4339

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.