Indígenas intelectuais e a pós-graduação

Um desafio para as universidades brasileiras

Authors

  • Gabriel Silva Braga Universidade Federal do Pará
  • Antônio José Marinho Aguiar Neto Graduando em Comunicação Social / Jornalismo - Universidade Federal do Pará
  • Denise Machado Cardoso Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - Universidade Federal do Pará

Keywords:

Movimento indígena, Ensino superior, ações afirmativas, políticas públicas, universidade

Abstract

Os povos indígenas no Brasil historicamente reivindicam o acesso à educação em diferentes níveis. Na Universidade Federal do Pará, as políticas públicas de ações afirmativas foram conquistas que possibilitaram o acesso destas populações ao ensino superior pelo Processo Seletivo Especial (PSE). Neste sentido, completados 10 anos desta medida, o objetivo deste trabalho é saber quais foram os avanços ao longo desta década e entender como estas políticas contribuíram para fomentar a apropriação dos espaços acadêmicos, a fim de fomentar a participação de intelectuais indígenas em programas de pós-graduação. Para tal, utilizaram-se o levantamento bibliográfico para discussão teórica e a netnografia para realizar conversas com estes e estas discentes por meio do google meet, haja vista os impedimentos causados pela pandemia da Covid-19. Então, percebeu-se que a UFPA é espaço estratégico para avançar na inclusão destes povos no ensino superior; o crescente acesso à pós-graduação contribuem para que indígenas construam carreiras acadêmicas; e a necessidade de incentivo à prática científica mostra um caminho para que ocorram avanços neste sentido.

Published

2022-07-29

How to Cite

SILVA BRAGA, Gabriel; MARINHO AGUIAR NETO, Antônio José; MACHADO CARDOSO , Denise. Indígenas intelectuais e a pós-graduação: Um desafio para as universidades brasileiras . Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/3673. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.