AGRONEGÓCIO SUCROALCOOLEIRO E SUAS DINÂMICAS SÓCIOTERRITORIAIS: ESTUDO DE CASO NA ZONA CANAVIEIRA DO NORTE DO PARANÁ

Autores/as

  • Marcos Souza

Palabras clave:

Palavras-chave: agronegócio sucroalcooleiro, renda da terra, concentração fundiária, soberania alimentar, precarização do trabalho.

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar os principais impactos oriundos do processo de expansão do agronegócio canavieiro pelo país, principalmente após a implantação do Proálcool. Parte-se do pressuposto de que esta expansão da cultura da cana-de-açúcar com vistas à produção de agrocombustível sob controle do agronegócio iria trazer para o país um elevado custo social, evidenciado no aumento da concentração fundiária, na superexploração da força de trabalho e no comprometimento da própria soberania alimentar do Brasil no âmbito das disputas territoriais. A metodologia utilizada pautou-se em um estudo de caso envolvendo quatro municípios do norte do Paraná, que englobou levantamentos bibliográficos, consultas a banco de dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), do CANASAT, além dos Censos Agropecuários realizados entre 1970 e 1995/96 e demais dados divulgados pelo IBGE.

Publicado

2025-10-28

Cómo citar

SOUZA, Marcos. AGRONEGÓCIO SUCROALCOOLEIRO E SUAS DINÂMICAS SÓCIOTERRITORIAIS: ESTUDO DE CASO NA ZONA CANAVIEIRA DO NORTE DO PARANÁ. Revista Equador, Teresina-PI, v. 2, n. 2, p. 3–24, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revistaequador/article/view/7396. Acesso em: 27 feb. 2026.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.