Sobre a Revista
A criação da Revista Equador, vinculada à Universidade Federal do Piauí (UFPI), justifica-se pela necessidade de consolidar um espaço científico qualificado para a divulgação de pesquisas e reflexões acadêmicas no campo da Geografia e áreas afins. A proposta nasce do reconhecimento do papel estratégico das revistas científicas na socialização do conhecimento, na promoção do debate interdisciplinar e no fortalecimento da produção científica nacional e regional. A Revista tem como público alvo pesquisadores da Geografia Física e Humana, Ensino de Geografia, bem como de ciências afins.
A revista atenderá a uma demanda institucional e social, ao possibilitar a publicação de artigos originais, ensaios, resenhas, dossiês temáticos e relatos de experiências que contribuam para a compreensão crítica de processos socioespaciais em diferentes escalas. Ao mesmo tempo, funcionará como instrumento de valorização da pesquisa desenvolvida no âmbito da UFPI e de outras instituições, promovendo o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais de diversas áreas.
Por meio da Revista Equador, a UFPI ampliará sua inserção nos cenários nacional e internacional, reforçando o compromisso institucional com a ciência aberta, a pluralidade teórica e metodológica e o incentivo à divulgação de pesquisas voltadas a temáticas emergentes, como meio ambiente, urbanização, dinâmicas territoriais, educação geográfica, populações tradicionais, políticas públicas e inovação tecnológica. Além disso, a Revista Equador contribuirá para a formação de novos pesquisadores, ao estimular a publicação de estudantes de graduação e pós-graduação em parceria com seus orientadores, fortalecendo a cultura científica e a difusão do conhecimento como bens públicos.
Dessa forma, a criação da Revista Equador constitui uma ação estratégica para o fortalecimento da produção e da circulação de saberes, reafirmando o papel social e científico da UFPI e projetando a instituição como referência na promoção de uma ciência crítica, inclusiva e socialmente comprometida.
Diretrizes para Autores
ARTIGOS
1. Serão aceitos somente trabalhos inéditos para publicação nos idiomas Português, Inglês, Espanhol ou Francês, com as devidas revisões do texto, incluindo a gramatical e a ortográfica. Trabalhos que não estejam em concordância com as normas de formatação não serão considerados para a publicação.
2. Todos os artigos submetidos à Revista Equador deverão ter passado antecipadamente por revisão de português e normas técnicas, incluindo revisão do Abstract, Resumen e Résumé, ou seja, somente serão aceitos artigos já revisados.
3. Será exigida uma declaração do próprio autor garantindo a qualidade textual e normativa do artigo, a ser anexada como documento suplementar no momento da submissão.
4. Todos os artigos deverão apresentar o Resumo em Português, além do Abstract (Inglês) e Resumen (Espanhol).
5. No momento da submissão e preenchimento dos metadados deverá ser inserido identificador digital ORCID do autor e respectivos coautores.
6. A Revista Equador não publicará mais de um artigo de um mesmo autor por ano, exceto no caso de de publicação de Dossiê.
7. Os textos serão postados no ambiente SEER
8. Número máximo de autores por artigo: serão aceitos para submissão trabalhos com um máximo de 03 (três) autores por artigo. Trabalhos que apresentarem mais de 03 autores, serão desconsiderados automaticamente, exceto no caso de publicação de Dossiê.
9. Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de no máximo 300 palavras e em espaçamento simples. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em Inglês e Espanhol ou Francês .
10. O resumo será seguido de até 06 palavras-chave para fins de indexação do trabalho, que deverão ser separadas por ponto e vírgula entre elas, e com inicial maiúscula somente em palavras próprias. Por ex.: Palavras-chave: paisagem; recursos naturais; gestão ambiental; Geografia; conservação ambiental; bacia hidrográfica.
11. O 'abstract', ‘resumen’, 'keywords', palavras claves, devem ser a versão exata do texto do resumo e das palavras-chave, em português.
12. A ordem de apresentação obrigatória do trabalho é:
12.1 Título Português;
12.2 Autor (es) e suas respectivas informações – (vínculo institucional, email e ORCID) - Inserir essas informações somente após o ACEITE do artigo.
12.3 Resumo, palavras-chave;
12.4 Título em Inglês
12.5 Abstract; key words;
12.6 Título em Espanhol;
12.7 Resumen; palavras claves.
Obs: o título, o resumo e as palavras-chave devem ser enviados em 3 línguas distintas (Português, Inglês e Espanhol ou Francês).
O texto completo do artigo (o Corpo do trabalho deve conter as seguintes informações: Introdução (contendo os objetivos e as justificativas), Referencial Teórico (opcional), Metodologia da Pesquisa (contendo a descrição dos materiais utilizados, os métodos empregados e os procedimentos desenvolvidos), Resultados e Discussão (contendo os resultados da pesquisa e suas discussões) e Considerações Finais (conclusões do trabalho). Claro, respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa; Referências; Agradecimentos (opcional).
13. Os artigos terão as seguintes especificações:
13.1. A extensão dos trabalhos deverá apresentar 25 páginas no máximo, e 15 páginas no mínimo, em folha tamanho A4, espaçamento 1,5, tamanho de fonte Times New Roman 12.
13.2. Fonte utilizada para tabelas, citações de mais de três linhas, legendas e outras ilustrações: Times New Roman, tamanho 11. Não usar fontes em formatação de destaque.
13.3. Espaçamento entre as linhas: 1,5;
13.4. Entradas de parágrafos: 1,25 cm;
13.5. Margens: superior e esquerda - 3,0 cm / inferior e direita - 2,0 cm;
13.6. Títulos em negrito e em letras maiúsculas (Fonte 14); subtítulos em negrito e em letras minúsculas com inicial maiúscula (Fonte 12); seções em negrito e também em letras minúsculas com inicial maiúscula (Fonte 12), alinhados a esquerda.
14. As referências bibliográficas devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023/2018/2020 da ABNT:
Livros:
SOBRENOME(S), Nome(s). Título em negrito: subtítulo normal. Edição. Local: Editora, ano.
Capítulos de livro:
SOBRENOME(S), Nome(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME(S), Nome(s). Título do livro em negrito. Local: Editora, ano. Intervalo das páginas do capítulo.
Artigos:
SOBRENOME(S), Nome(s). Título do artigo. Título do periódico em negrito, local, volume, número, intervalo das páginas do periódico, mês/ano.
Monografias, Dissertações e Teses:
SOBRENOME(S), Nome(s). Título em negrito. Data. Número de folhas. Categoria da Tese (Graus e área de concentração) - Nome da Faculdade, Universidade, cidade, data.
Trabalhos apresentados em eventos:
SOBRENOME(S), Nome(s). Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, numeração da edição, ano, local de realização. Anais [...] em negrito. Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação.
Fontes eletrônicas:
SOBRENOME(S), Nome(s) do(s) autor(es) ou da INSTITUIÇÃO. Título do em negrito. Edição (se houver). Local de publicação (se houver): Editora (se houver), anos de publicação. Disponível em: XXXXXX . Acesso em: dia mês ano do acesso.
Redação das citações - Citações bibliográficas:
Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas são introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as ideias do autor.
Citação livre (indireta): quando se reproduzem as ideias, sem transcrever as palavras do autor.
Citação textual (direta curta -– tamanho da fonte 12; ou citação longa – tamanho da fonte 11): transcrição literal de textos de outros autores.
15. Fotografias, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denominação genérica de Figura, numerada com algarismos arábicos seguida de hífen antes do título, inserida na parte superir da ilustração e a fonte na parte inferiro, junto com a legenda, se for o caso. (EX. Figura 1 - Título)
A tabelas também devem ser numeradas da mesma forma. As figuras devem ser escaneadas com boa resolução tanto para impressão em papel quanto para leitura em tela [300 dpi], inseridas no texto com as respectivas legendas e informações.
Cada trabalho poderá conter um máximo de 10 ilustrações (fotos e mapas). No caso de mais ilustrações, solicitamos uma consulta prévia. Não serão aceitos artigos com ilustrações em arquivo separado. As figuras devem ser inseridas logo após a chamada das mesmas no texto.
16. Os trabalhos nãodevem apresentar notas de rodapé.
17. Agradecimentos e dedicatórias poderão ser incluídos no final, após as referências bibliográficas.
18.Todos os artigos, resenhas e notas sobre trabalhos de campo, teses e dissertações devem ser enviados sem nenhuma referência aos autores no corpo do texto ou no nome do arquivo.
19.Apenas após o aceite do trabalho as informações sobre os autores devem ser enviadas devendo as mesmas obedecer ao seguinte modelo:
Silvana GUIMARÃES
Doutora em Geografia. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí. Departamento de Geografia.
E-mail: hidros@yahoo.com.br
ORCID:
20. As Referências bibliográficas adotadas seguem as Normas ABNT, que deverão ser observadas pelos autores, na redação e formatação de seus originais. Solicitamos que os autores tenham especial atenção a este item, pois a conferência das mesmas pelos autores é imprescindível para a agilidade do processo de revisão dos textos para editoração.
21. Solicitamos aos autores especial atenção à observância das normas, pois não serão considerados para submissão os trabalhos que não estiverem de acordo com as mesmas.
22. Os autores são responsáveis pelas ideias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações e dados apresentados. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados e os artigos também não expressam necessariamente a opinião dos editores.
23. Os autores que enviarem seus trabalhos para submissão aceitam e concordam com as normas de publicação da Revista Equador.
24. O envio de artigos a serem submetidos à Revista Equador somente é possível através da plataforma eletrônica no endereço: www.ojs.ufpi.br/index.php
25. A Revista Equador não aceita submissão de artigos de alunos de graduação. As submissões por alunos de graduação serão rejeitadas e automaticamente excluída do sistema.
26. A Revista Equador não publicará mais de um artigo de um mesmo autor por ano, exceto no caso da publicação de Dossiê.
27. É obrigatoria a inserção do ORCID no momento do preenchimento dos METADADOS dos autores e por ocasião do envio da versão final do artigo, depois que o mesmo for aprovado.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; não emprega itálico, nem sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- O trabalho não é de autoria de alunos de graduação, nem resulta de Trabalho de conclusão de Curso.
- O autor no momento da submissão está de posse de uma declaração garantindo a qualidade textual e normativa do artigo, a ser anexada como documento suplementar.
- Preenchimento completo dos METADADOS de todos os autores, com inserção obrigatória do ORCID dos mesmos.
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Processo de Avaliação pelos Pares
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-No caso de pareceres conflitantes, o Editor Gerente encaminhará o trabalho a um terceiro conselheiro ou avaliador externo que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica.
Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento a exemplo:
- Os autores do documento/artigo removerão do texto seus nomes.
- Somente após o aceite os autores receberão socilitação de envio dos nomes, vinculo institucional e e-mail.
-Os artigos submetidos deverão ser inéditos. A critério da Comissão Editorial, serão aceitos trabalhos apresentados em congressos, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos.
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