AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE FUNCIONALIDADE EM PESSOAS COM SEQUELAS APÓS CHIKUNGUNYA EM UM MUNICÍPIO DO PIAUÍ

Autores/as

  • Eliene Leal de Carvalho Universidade Estadual do Piauí
  • Nayana Pinheiro Machado de Freitas Coelho Universidade Estadual do Piauí
  • Vinicius Alexandre da Silva Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Iranary Ohio Silva Almeida Universidade Estadual do Piauí
  • Eliane Leal de Carvalho Universidade Estadual do Piauí
  • Silvana Thamyres Marques Damasceno Costa Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/jcshu-ufpi.v7i2.5029

Palabras clave:

Vírus Chikungunya; Febre chikungunya; Artralgia; Funcionalidade; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Resumen

Objetivo: Avaliar o nível de funcionalidade em pessoas com sequelas após sintomatologia de Chikungunya. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado no período de junho a agosto de 2023, no município de Bocaina- PI. Foram aplicados três instrumentos de pesquisa: questionário de sintomatologia característica de Chikungunya elaborado pelos próprios pesquisadores, Nordic Questionnaire of Musculoskeletal Symptoms (NQMS) e WHO Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0). Os dados foram tabulados  no Microsoft Excel com a  análise estatística descritiva  calculada por meio do GraphPad Prism 10. Utilizou-se o software IBM Statistical Package for the Social Sciences- SPSS para realizar o teste de Shapiro-Wilk e o Coeficiente de Spearman para correlacionar os domínios. Resultados:  A amostra foi composta por 25 participantes, sendo 19 (76%) mulheres e 6 (24%) homens, com queixas dolorosas marcantes nas articulações dos tornozelos (80%) e das mãos (76%). As funções e estruturas do corpo foram caracterizadas na CIF, nas subdivisões das categorias b280, de s710 a s760 e no WHODAS 2.0 os domínios mobilidade e autocuidado apresentaram correlação moderada positiva de 0.622, com p = 0.001. Conclusão: Após análise, demonstrou-se que a infecção pelo vírus Chikungunya pode causar dores nas articulações, que podem se fazer presentes após 1 ano de infecção.

Biografía del autor/a

Eliene Leal de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2024). Pós-graduanda em Ensino e Saúde Integral-CEAD/UFPI. Membro Voluntária do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva-GPeSC/UFPI (Linha de Estudo em Doenças e Agravos Crônicos). Formação completa no Método Pilates pela APRIMORE (2023).

Nayana Pinheiro Machado de Freitas Coelho, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR - CE(1998). Mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí- UFPI-PI(2007) e Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba- UNIVAP - SP (2013). Atualmente é Docente com Dedicação Exclusiva, Adjunto IV do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Vinicius Alexandre da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Epidemiologia, pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ);

Mestre em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Possui graduação em Odontologia pela Universidade São Francisco - SP (1996). 

Iranary Ohio Silva Almeida, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí

Eliane Leal de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeira formada pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Saúde Pública e da Família pela Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense- FACAPI.

Silvana Thamyres Marques Damasceno Costa, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí

Publicado

2024-09-27

Cómo citar

Leal de Carvalho, E., Pinheiro Machado de Freitas Coelho, N., da Silva Oliveira, V. A., Silva Almeida, I. O., Leal de Carvalho, E., & Marques Damasceno Costa, S. T. (2024). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE FUNCIONALIDADE EM PESSOAS COM SEQUELAS APÓS CHIKUNGUNYA EM UM MUNICÍPIO DO PIAUÍ. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 7(2), 9–20. https://doi.org/10.26694/jcshu-ufpi.v7i2.5029

Número

Sección

Original

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.