Utilidade de indicadores para o monitoramento do consumo de antimicrobianos de uso restrito em uma Unidade De Terapia Intensiva
Keywords:
Antimicrobianos, Indicadores de Consumo, Custos de MedicamentosAbstract
OBJETIVO: Analisar o consumo e o custo dos antimicrobianos de uso restrito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um Hospital Universitário, no período de 2015 a 2017. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caráter longitudinal por meio da análise de dados retrospectiva. Os antimicrobianos de uso restrito foram padronizados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, os dados secundários foram coletados a partir de planilha de monitoramento de consumo da UTI no período em estudo, em seguida o consumo foi calculado e expressos por meio dos indicadores DDD (Defined Daily Doses) e DOT (Days of Therapy); e por último, analisou-se o custo do consumo desses antimicrobianos através dos valores unitários em reais (R$). RESULTADOS: Os resultados mostraram que para anfotericina B lipossomal, anidulafungina e linezolida apresentaram aumento nos valores de DDD, DOT e custo. Para a tigeciclina notou-se uma diminuição no seu consumo, dias de tratamento e custo para o hospital no período em estudo. CONCLUSÃO: Os métodos de análise de consumo são ferramentas que norteiam para o gerenciamento do uso racional dos antimicrobianos e contribuem para a tomada de decisões clínicas e gerenciais no ambiente hospitalar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem ao JCS HU-UFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.