Suicídio e internet
um comparativo entre ferramentas de busca
Keywords:
Suicídio, Suicídio na Internet, Suicídio e InternetAbstract
INTRODUÇÃO: Suicídio é caracterizado como um ato de autolesão. Um dos fatores que representa uma grande influência sobre a decisão do sujeito de cometer o ato suicida é a mídia. OBJETIVO: Descrever sites pró-suicídio e discutir como o conteúdo desses meios podem influenciar seus usuários. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo transversal, a partir da análise de conteúdo relacionado a suicídio de websites do Google, Youtube e Facebook.RESULTADOS: A motivação a procurar informações na ferramenta do Google foi a presença de transtorno psiquiátrico em 85,3%.Em contrapartida, apenas 35,3 % das páginas procuradas ofereceram suporte a estes usuários sobre ao tema.Em relação ao Youtube, 71,7% dos vídeos foram postados a partir de 2015 e 34,8% dos comentários sobre os vídeos visualizados ofereciam suporte ao usuário ou eram neutros. No Facebook encontrou-se que os grupos privados tendem a incentivar o ato suicida. CONCLUSÃO: Quando comparamos as ferramentas de busca, observa-se que pessoas emocionalmente vulneráveis buscam informações sobre suicídio e estas ferramentas oferecem suporte frágil em relação ao tema.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem ao JCS HU-UFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.